Ácido úrico elevado: saiba se pode comer arroz!
O tema de hoje é muito importante, pois assola muitos brasileiros, o ácido úrico e sua relação com o arroz, afinal de contas, quem tem ácido úrico elevado pode comer arroz? Esse vilão pode estar desequilibrado por conta de medicamentos ou por algum problema de saúde e, em consequência disso, pode acarretar gota, cálculo renal, AVC e, até mesmo, infarto.
O ácido úrico elevado no organismo forma cristais que podem se acumular, comumente, nas articulações, que acaba causando muita dor e, em alguns casos, é preciso até fazer cirurgia para recuperar os movimentos. Algumas pessoas já têm predisposição a ter esse problema, então é essencial tomar alguns cuidados e ficar de olho na dieta.
Quem tem ácido úrico elevado pode comer arroz?
Há diversos alimentos que precisam ser evitados por quem tem o ácido úrico elevado, então, se você sofre desse problema, fique atento aos alimentos que você precisa evitar. São eles: caldo de carne; peixes gordos, como o delicioso salmão; cogumelos; couve-flor; presunto; salsicha; bebidas alcoólicas (principalmente a cerveja); frutos do mar; entre outros.
O arroz integral pode ser consumido moderadamente, assim como os outros cereais integrais. Entretanto, quem tem o ácido úrico elevado deve evitar um pouco de arroz branco, pois se trata de um cereal que tende a elevar a taxa de ácido úrico.
Quais alimentos ajudam a controlar o ácido úrico elevado?
Já falamos dos alimentos que não são muito indicados e, agora, vamos falar dos alimentos que auxiliam no combate e no controle do ácido úrico, observe a lista a seguir.
Alcachofra
A alcachofra é uma verdura ótima e é uma das mais indicadas quando o assunto é eliminar toxinas, pois elas são diuréticas, evitando, assim, a retenção de líquido. Além de fornecer diversos minerais, vitaminas, fibras e, até proteínas, ela pode ser muito boa como fonte de energia.
Alho
O alho ajuda a baixar a pressão arterial, o colesterol e, também, o ácido úrico elevado. E aqui vai uma receita: amasse dois dentes de alho, coloque num copo d’água e deixe lá por mais ou menos 5 horas, depois pode coar e beber pelo menos três vezes ao dia.
Café
Ainda estão fazendo pesquisas para descobrir a relação do café com a diminuição do ácido úrico no corpo, porém, as pessoas que o tomam têm menos chance, na verdade, são menos diagnosticadas com ácido úrico elevado no organismo. Mas atenção, se você tem alguma restrição a tomar café, continue evitando.
Cebola
A cebola auxilia na diminuição dos triglicerídeos e da hiperuricemia, e se você se incomoda com o ardor dela, você pode fazer a seguinte receita: ferva-a até que ela fique um pouquinho mais macia, a água que sobrar você separa e junta ela num copo com suco de limão. Você pode tomar suco de cebola com limão todos os dias, até duas xícaras por dia.
Cenoura
Algumas pessoas já sabem a relevância da cenoura quando o assunto é bronzeamento, mas ela também tem uma função muito importante na hora de controlar o ácido úrico, pois ela é alcalinizante, então, acaba diminuindo o acúmulo de cristais nas articulações.
Laranja
A vitamina C que está presente na laranja ajuda a reduzir os cristais de ácido úrico no sangue. Por isso seu consumo auxilia as pedras a se dissolverem, de forma que as articulações se recuperam naturalmente.
Sementes de abóbora
Assim como a alcachofra, a abóbora e suas sementes têm um poder diurético incrível, ela ajuda a produzir mais urina e, consequentemente, elimina mais ácido úrico através da urina e você pode comê-la assada ou cozida, tanto a abóbora quanto às sementes.
Como atua o ácido úrico no organismo?
O ácido úrico, uma das excretas nitrogenadas, já está presente naturalmente no nosso organismo, pois é produzido a partir da metabolização das purinas, que são bases nitrogenadas contidas em vários alimentos, como salsicha, feijão, carne, presunto, frutos do mar, entre outros.
Porém, o certo seria o rim eliminá-lo naturalmente, entretanto, certas vezes isso não acontece por algum problema no nosso corpo e o ácido úrico acaba ficando no nosso sangue ao invés de ser eliminado, acarretando vários problemas de saúde.
Como checar se o organismo está com nível elevado de ácido úrico?
Na maior parte das vezes, podemos suspeitar que o ácido úrico está elevado quando percebemos inchaço e dores nas articulações e dificuldades em movimentos simples. Esses sintomas costumam ser mais evidentes nos tornozelos, membros inferiores, dedos das mãos e dos pés, calcanhares. Além disso, o aumento dessa excreta nitrogenada pode acarretar outras doenças, veja a lista a seguir.
Gota
A gota ou gota única é proveniente do nível elevado de ácido úrico no nosso corpo, o que ocorre por conta do acúmulo de cristais, que pode acarretar em febres e inflamações, dores e descamação da pele.
Cálculo renal
O cálculo renal é também chamado de pedra nos rins, ocorre quando os cristais de urato sódio se formam e se acumulam nesse órgão. Os cálculos podem ser eliminados naturalmente do organismo através da urina, o que não preciso dizer que causa uma dor terrível ao passarem pela uretra, podendo provocar febre, vômito, sangramento, entre outros sintomas.
Falência renal
A falência renal é uma das consequências mais graves relacionadas ao nível elevado do ácido úrico no organismo e seus sintomas podem ser a diminuição na micção, inchaço em partes do corpo, falta de ar, fadiga, dor no peito, entre outros.
Recomendações para tratamento de ácido úrico
Devemos lembrar sempre do líquido maravilhoso que sempre nos auxilia em tudo e na questão do ácido úrico não seria diferente, a água. A água auxilia na eliminação do ácido úrico do nosso organismo, evita a retenção de líquido, mantém o organismo hidratado, entre diversos outros benefícios.
Agora você já sabe que alimentos deve evitar e como o ácido úrico funciona no nosso organismo, então, mantenha distância dos alimentos citados neste texto. Coma arroz branco com moderação, pois se trata de um cereal e os cereais tendem a ter uma quantidade elevada de purina, que é o que aumenta o ácido úrico, e não esqueça de beber bastante água.