Polifenóis: saiba quais alimentos contém! Veja

3

Se você busca por uma alimentação mais saudável e equilibrada, a dica é: inclua alimentos ricos em polifenóis em sua dieta! Eles fazem muita diferença para o nosso organismo, previne e combate muitas doenças, além de nos dar mais longevidade.

O que são polifenóis?

Antes de descobrir quais alimentos possuem polifenóis, é importante entender o que de fato é essa substância. Eles são compostos orgânicos, que estão presentes, principalmente, em vegetais, e tem como objetivo protegê-los de raios ultravioleta, infecções microbianas e insetos.

O que são polifenóis?
Fonte/Reprodução: original.

A boa notícia é que o polifenol pode ser ingerido pelo ser humano, promovendo muitos benefícios para o nosso organismo. Por estar presente em vários alimentos diferentes, eles podem ser facilmente incluídos em uma dieta gostosa e saudável.

Quais são os benefícios dos polifenóis?

Esses compostos orgânicos geram muitos benefícios para o ser humano, por atuarem como ótimos antioxidantes e anti-inflamatórios em nosso organismo. Apesar de existirem mais de 8 mil tipos de polifenóis, segundo estudos científicos, os mais populares são: catequinas, flavonoides, curcumina, resveratrol e antocianinas.

Quando essas substâncias são absorvidas, elas atuam em várias partes do nosso organismo, prevenindo muitas doenças. Veja só algumas vantagens que você terá consumindo alimentos com polifenóis.

Prevenção do câncer

Os polifenóis, como os flavonoides, as catequinas e as antocianinas, por terem ação antioxidante, conseguem neutralizar radicais livres, impedindo o aumento das células tumorais, e, assim, prevenindo possíveis tipos de câncer, como o de mama, próstata, cólon e endométrio.

Regulação da microbiota intestinal

Os polifenóis também tem grande atuação em uma melhor digestão e bom funcionamento do intestino, porque os metabólitos produzidos, inibem a produção de bactérias intestinais que costumam invadir o intestino.

Prevenção de doenças cardiovasculares

Por possuírem ação antioxidante, anti-inflamatória e antiplaquetária, os polifenóis contribuem para uma boa circulação sanguínea e controle da pressão arterial, sendo assim, ajudando no funcionamento do coração.

Related Posts
1 De 29

Além disso, os flavonoides e o resveratrol abaixam os níveis de colesterol “ruim”, diminuindo chances de doenças do coração, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Prevenção de doenças neurodegenerativas

Alguns polifenóis ajudam na prevenção de doenças como Parkinson e Alzheimer. As substâncias curcumina, catequinas e resveratrol possuem propriedades antioxidantes, purificadoras e imunomoduladoras, que protegem as células cerebrais e evitam o acúmulo de uma proteína que prejudica os neurônios, conhecida como beta-amiloide.

Combate à obesidade

Substâncias como catequinas, o resveratrol e a curcumina ajudam a evitar o acúmulo de gordura no corpo, reduz a inflamação, aumenta o gasto de energia e, ainda, ajuda a oxidar a gordura corporal, dessa forma, esses alimentos contribuem para a perda de peso e, também, a mantê-lo.

Prevenção e melhora do diabetes

Como as antocianinas, por exemplo, tem grande atuação na prevenção e melhora do diabetes tipo 2, pois seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios protegem as células do pâncreas, que atuam produção de insulina, que por sua vez, regulam a quantidade de açúcar no sangue.

Diminuição de sintomas da menopausa e TPM

Alguns como resveratrol, flavonas, isoflavonas e ligninas, contribuem para a regulação e o equilíbrio dos níveis de estrogênio no corpo, dessa forma, diminuindo os sintomas da menopausa e da TPM.

Onde encontrar os polifenóis?

Os polifenóis são encontrados, principalmente, em frutas e vegetais, por serem mais frágeis, necessitam de uma proteção extra contra agressores externos. Porém, alimentos como o chocolate amargo, sendo cacau 70%, e o azeite de oliva são ricos nessa substância.

Quais os alimentos que contêm polifenóis?

Existe uma lista enorme de alimentos que contém polifenóis e, provavelmente, muitos deles já fazem parte da sua dieta no dia a dia. Abaixo estão alguns exemplos de alimentos desses compostos:

  • Frutas: maçã, limão, laranja, uva, kiwi e outras frutas cítricas.
  • Verduras: espinafre, couve e rúcula.
  • Legumes e leguminosas: cebola roxa, cenoura e feijão.

Esses são alguns exemplos, mas existe uma diversidade muito grande de alimentos que contém polifenóis. Agora é só adotá-los na sua dieta e obter uma alimentação muito mais saudável, além de saborosa.

Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy