Atestado admissional: o que é e como funciona?
Se você já foi contratado por uma empresa seguindo o regime da CLT, provavelmente já teve que passar pelo atestado admissional. Esse atestado é extremamente importante para que o indivíduo ateste sua saúde e até mesmo para que o empregador tenha certeza a respeito das condições de saúde de quem está contratando para sua empresa.
Muitas pessoas imaginam que o atestado admissional tem um função puramente protocolar, mas na verdade esse atestado é imensamente importante e deve ser utilizado em 100% das vezes em que determinado indivíduo for contratado. Venha entender mais sobre o assunto.
O que é um atestado admissional?
Quando determinada pessoa é contratada para uma empresa ela deve obrigatoriamente passar pela consulta com um profissional da saúde que irá verificar suas condições físicas.
Esse exame é exigido por lei para todas as empresas que estão contratando seguindo o regime da CLT, e deve ser feito por um médico especialista em medicina do trabalho. O médico analisará se o indivíduo tem condições de trabalhar, se já sofre com algum problema de saúde, se sim, qual e se esse impede ou interfere de alguma forma o seu trabalho.
Esse exame é importantíssimo tanto para empresa quanto para o trabalhador, e deve ser feito com critério e bastante responsabilidade.
Qual é a finalidade de um atestado admissional?
Como comentamos, o atestado admissional deve ser feito para atestar que determinado indivíduo está apto para trabalhar e verificar se o mesmo tem alguma patologia ou condição médica que interfira ou impeça o mesmo de trabalhar. Esse tipo de exame é muito importante para o paciente e para a empresa.
Para o paciente o atestado admissional deixa claro sua condição física e psicológica. Funciona, para todos os efeitos, como um exame de rotina, o famoso check-up e dá um bom panorama geral de como está sua saúde no momento.
Já para a empresa o atestado admissional é ainda mais importante. Em primeiro lugar porque protege o empregador de possíveis processos de má fé, onde determinado colaborador põe a culpa na empresa de determinada condição ou patologia que ele já tinha antes de começar a trabalhar, dizendo que adquiriu no ambiente laboral.
O atestado admissional também serve para verificar se alguma condição do indivíduo pede algum cuidado especial por parte da empresa ou do ambiente em que o colaborador irá trabalhar. Assim, com o atestado admissional a empresa tem possibilidade de criar e formatar o ambiente para receber aquele trabalhador específico.
Ou seja, esse atestado é muito importante, tanto o colaborador quanto a empresa só tem a ganhar com sua realização.
Quem pode emitir um atestado admissional?
O atestado admissional é realizado por um profissional da saúde, mas não qualquer médico, o profissional deve ser especialista em medicina do trabalho. E claro, além do profissional adequado o exame deve ser realizado em um local adequado e com os instrumentos adequados.
Quais são os documentos necessários para emitir um atestado admissional?
Para realizar o atestado admissional o colaborador deve ter em mãos seus documentos e também um documento emitido pela empresa que marca a hora e local onde o colaborador irá realizar o exame. Ter em mãos esse documento da empresa é muito importante, só assim o trabalhador saberá em que local deve realizar os exames.
O atestado admissional é algo importantíssimo e deve ser feito com bastante responsabilidade, e encarado com bastante responsabilidade também tanto pela empresa quanto pelo colaborador.