Cardápio de tapioca surgiu dos tupi-guaranis antes mesmo da colonização, a tapioca se tornou um alimento essencial e único para o brasileiro. Totalmente sem glúten e gordura, extremamente prática e muito saborosa, esse prato levou as dietas para um novo patamar muito mais saboroso e fácil de ser realizado. Extremamente enriquecida por amido e proteínas magras, colocar o alimento no seu cardápio pode ser essencial. Mas, vamos em detalhe explicando como montar e todos seus benefícios.
Quais os benefícios no Cardápio de tapioca?
Primeiramente, a tapioca é extremamente conhecida por ser um alimento que proporciona uma energia rápida após comer. Isso se deve ao fato da grande concentração de amido, que acaba por vez sendo um dos carboidratos perfeitos para pré e pós treinos físicos. Também é o prato perfeito para quem trabalha com atividades físicas, como carteiros, construtores e outros.
Dando mais um ponto dentro, o amido influencia diretamente para quem busca perder peso fazendo a sua dieta com a tapioca. Isso leva ao fato de que sua resistência é tão alta que a digestão se torna mais longa, assim afastando a fome ao longo das horas. Assim, por ser tão sustentável e saudável, é a melhor opção possível para a redução de refeições não necessárias e não saudáveis.
A comida também é excelente para prevenir sintomas de enjôos, mal estar, diarreia e outros. Por ser leve e glúten free, é uma grande ajuda para as pessoas com intolerância ao glúten.
Sua diversidade de sabores também é algo fantástico, logo que ela pode ser feita com alimentos tanto salgados quanto doces. Por ser assim, sua variedade é enorme e feita especialmente para o que você quer comer, com os ingredientes que você desejar. A experimentação é ótima e muito divertida. E também, seu tempo de preparo é super rápido.
Quais ingredientes para montar o Cardápio de tapioca?
Como dito anteriormente, os ingredientes dependem da sua vontade. Mas, para realizar o básico da tapioca, é necessário apenas sua farinha. Após isso, é interessante realizar uma mesa recheada de outros alimentos para criar diversos e deliciosos sabores para o seu prato ficar perfeito para o seu paladar.
As melhores recomendações para um prato mais saudável é utilizar alimentos leves, como fatia de peru, omelete, alface acompanhado de outras verduras e legumes, maçã, iogurte, lentilha, morango e outros. Tente sempre criar uma harmonia para que não fique recheado de alimentos que não se casam, como doce e salgado. O importante é prezar pelo minimalismo e por petiscos que se tornem a atração principal na digestão.
Para fazer uma tapioca doce, o mais recomendável é a junção de frutas com recheios especiais utilizando chocolate, doce de leite, leite condensado e outros. Aqui, use das melhores sensações e crie o gosto preferido que vier na sua mente
Como montar o Cardápio de tapioca?
Agora com os ingredientes já selecionados, o importante é focar no que será feito primeiro: salgado ou doce?
O mais primordial é revisar o salgado, logo que, são as refeições mais importantes do dia. Selecione bem alimentos mais leves e menos calorosos para o café da manhã, como fatia de peru, frutas e outros. O importante é ter a maior leveza de manhã. Após isso, no almoço, monte algo mais recheado com omelete, verduras e arroz. Repita as mesmas dicas para refeições extras e para a janta.
O melhor do cardápio de tapioca é o fato de você criar o que desejar, da maneira que quiser. Crie horários bons para o seu consumo diário de comida e carboidratos, e também momentos para se deleitar com algo mais doce. Também tente experimentar todo dia com ingredientes diferentes na sua tapioca, pois assim, pode ser criado um vínculo melhor sobre quais sabores se encaixam mais com o seu gosto.
Por que fazer o Cardápio de tapioca?
O ponto mais essencial do cardápio de tapioca é a variedade que atende e especifique seus alimentos, pois várias pessoas podem ter alergia a algum ingrediente, desta forma a pessoa tem o poder de escolher o que for mais benéfico e prazeroso para si.
Quem tem gastrite pode comer tapioca?
Sim, pessoas que têm gastrite podem degustar de uma ótima tapioca, mas deve-se ter um olhar mais atento para alimentos gordurosos, e consumir junto comidas mais nutritivas e leves, como frutas. E sempre consultar seu médico para tirar qualquer dúvida.
Agora, é só você criar o seu cardápio de tapioca a partir do seu gosto, tempo e se deliciar. Apenas tenha em mente que o importante é criar um prato substancioso e que se encaixe com o seu horário, mas principalmente com seu paladar.