Como montar o cardápio para quem tem gordura no fígado? Saiba escolher os alimentos ideais!
O cardápio para quem tem gordura no fígado é diferenciado e deve ser balanceado com os alimentos corretos para que sua qualidade de vida seja melhor, evitar sintomas como dores de cabeça, perda de apetite e até complicações em decorrência de doenças como a cirrose.
Mas como montar esse cardápio variado e balanceado? Quais alimentos são necessários nessa dieta? Quais as causas de gordura no fígado? Descubra estes e outros questionamentos lendo esse post.
Cardápio para quem tem gordura no fígado: o que comer?
Para seguir uma dieta balanceada, o cardápio para quem tem gordura no fígado deve ser composto por leite e seus derivados com baixo teor de gordura, isso inclui produtos desnatados e queijos como cottage, frescal e branco, além de cereais com o consumo de produtos integrais, como arroz, aveia em flocos e pão.
Frutas como tangerina, pêssego, mamão, maçã, ameixa e laranja e verduras e legumes como alface, espinafre, tomate, cenoura, rúcula, agrião e cebola.
Alguns outros alimentos podem ser consumidos em poucas quantidades para compor o cardápio para quem tem gordura no fígado em quantidades menores. Entre os alimentos selecionados estão os peixes ricos em ômega 3, azeite, coco, castanha, nozes e amendoim.
Cardápio para quem tem gordura no fígado: o que não comer?
Os alimentos que devem ser evitados no cardápio para quem tem gordura no fígado são os embutidos e industrializados, como macarrão instantâneo, peito de peru, fast food, presunto, mortadela, comidas congeladas e salames, além de bebidas alcoólicas pois ele deixa seu fígado sobrecarregado dificultando o tratamento.
Os alimentos ricos em açúcar e gordura também devem ser evitados para os pacientes que possuem gordura no fígado, entre eles queijos amarelos, biscoitos, sorvetes, sucos industrializados, chocolates, pele de frango, carne de porco manteiga e margarina.
Opções de cardápio para quem tem gordura no fígado para cada período do dia
Para te ajudar a manter uma dieta balanceada te ajudando a controlar a quantidade de gordura no fígado, um exemplo de dieta pode te ajudar e você pode compor a sua alimentação diária com os alimentos recomendados para o consumo, confira o que separamos.
- Café da manhã;
- 1 pão integral;
- 2 fatias de queijo cottage;
- 1 copo de leite desnatado;
- Almoço;
- 1 filé de peixe assado;
- 3 colheres de sopa de purê de abóbora;
- 3 colheres de sopa de salada de cenoura com tomate;
- 3 colheres de sopa de arroz integral;
- Jantar;
- 3 colheres de sopa de arroz integral;
- 4 rodelas de abobrinha;
- 1 concha pequena de feijão.
Para o lanche da tarde, o cardápio para quem tem gordura no fígado deve ser composto por frutas e iogurtes leves mantendo sua dieta equilibrada. O mesmo vale para a ceia, antes de dormir, dê preferência a alimentos leves.
Principais causas da gordura do fígado
A gordura no fígado muitas vezes é causada por conta do sobrepeso e da obesidade, além do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além de hipertensão, colesterol, e um uma estilo de vida nada saudável, com raízes no sedentarismo e o consumo de alimentos muito gordurosos.
Recomendações finais
Outros fatores que contribuem para que a dieta traga bons resultados é alinhar a boa alimentação com a prática de exercícios, beber bastante água,pelo menos 2 litros por dia, ter boas noites de sono para manter seu metabolismo equilibrado, além de ingerir chás que ajudam no funcionamento de seu fígado entre eles o de boldo e o chá-verde.
Investir em uma dieta equilibrada e práticas mais saudáveis, ajuda a controlar a gordura de seu fígado, além de trazer maiores benefícios para sua saúde melhorando sua qualidade de vida.