Como é o exame de gastroscopia? Veja todos os passos do procedimento!
Hoje vamos falar sobre Exame de gastroscopia. Os exames de imagem, como a endoscopia, gastroscopia, tomografia e diversos outros são a prova de que cada vez mais a medicina e os exames das estruturas do corpo humano se inovam com o passar do tempo.
Hoje já é possível fazer análise e avaliação de estruturas internas com invasão mínima e sem necessidade de longas cirurgias, com aparelhos atualizados e fornecem à equipe médica uma excelente visualização, para um diagnóstico de qualidade.
O que é o exame de gastroscopia?
A gastroscopia trata-se do exame comumente conhecido como endoscopia, seu objetivo é avaliar a parte alta, ou superior, do tubo digestivo que compreende as partes de esôfago, estômago e duodeno.
Como é a realização do exame de gastroscopia?
É inserido um através da boca do paciente um tubo, muito similar a um fio de maior espessura, que recebe o nome de endoscópio, na sua ponta existe uma câmera e também uma luz que permitem a visualização de todo o caminho desde a boca até o duodeno, assim, é possível verificar os aspectos dos órgãos.
Quando é indicado o exame de gastroscopia?
O exame de gastroscopia tem algumas indicações principais que não se restringem apenas a visualização ou diagnóstico, como é o uso mais comumente conhecido.
- Através dela é possível realizar diagnóstico de algumas patologias como: tumores, esofagite, gastrite e outras doenças.
- É possível realizar intervenções terapêuticas através da injeção medicamentosa através da endoscopia, com a finalidade de tratar diversas enfermidades, como hemorragias digestivas e estenoses.
Além desses, pode ser ainda associada a outros exames, para uma melhor visualização de estruturas, como a combinação com o exame de ecoendoscopia.
Sintomas que podem indicar necessidade do exame de gastroscopia
Alguns sintomas podem indicar a necessidade da realização de um exame de gastroscopia, entre eles estão: náuseas, queimação no esôfago, vômitos, dor abdominal, regurgitação, dificuldade para deglutir ou engasgos, anemia, sangue nas fezes, diarreia entre outros.
Por que o exame de gastroscopia pode ser mais indicado que a radiografia?
A gastroscopia fornece uma visão mais fiel, com imagens reais e com mais detalhes dos órgãos visualizados, o que para análise é melhor e fornece um diagnóstico mais preciso.
Já a radiografia fornece imagens apenas unidimensionais e para diagnóstico de patologias como a gastrite, não é a melhor opção, pois pode dificultar o processo de diagnóstico e tratamento.
Qual a importância do exame de gastroscopia?
Através dela é possível realizar diversas doenças do sistema digestório alto, e também de poder realizar uma visualização com maiores detalhes, para uma avaliação mais eficiente. Além disso, pode ajudar no processo terapêutico, na rapidez do diagnóstico e em alguns casos nas intervenções terapêuticas.
Como se preparar para o exame de gastroscopia?
Por se tratar de um exame minimamente invasivo, algumas precauções e preparações devem ser feitas.
- Jejum antecedente ao exame de no mínimo 6 horas, com restrição de qualquer alimento ou líquido;
- Em casos de pacientes que fazem uso cotidiano de medicamentos, esse deve entrar em contato com o médico, para saber se deve pausar a medicação com antecedência ao exame;
Antes da realização do exame, o médico deve fornecer todas as informações necessárias e caso ainda fique qualquer dúvida, deve ser retirada com a equipe médica.
Há remédios indicados antes do exame de gastroscopia?
Não é necessária a ingestão de medicamentos para realização do exame, em relação a isso, a única medida que deve ser tomada, é a consulta ao médico, caso o paciente realize uso de medicamentos no seu cotidiano, se deve suspender e quantos dias antes, caso seja necessário.
Alimentação antes do exame de gastroscopia
Não deve ser feito nenhum tipo de alimentação durante as 6 horas que antecedem o exame, e isso inclui qualquer tipo de líquidos, até mesmo água. Fora desse prazo de 6 horas, a alimentação deve ocorrer normalmente, sem restrições.
Há sedação no exame de gastroscopia?
É realizada a sedação do paciente, mas essa pode ocorrer de duas formas: pode ser endovenosa, em que o paciente fica em estado sonolento e não lembra ao final do exame, como esse ocorreu. Ou pode ser feita a sedação local, que é feita da garganta onde o endoscópio realizará a passagem, assim, o paciente ficará acordado e vendo o exame enquanto este acontece, mas sem sentir qualquer desconforto.
Quanto tempo leva o exame de gastroscopia?
O exame é bastante rápido e não leva muito mais que 10 minutos para finalização, isso porque todas as imagens ficam salvas em um computador, para possíveis visitas posteriores.
Procedimento médico na realização do exame de gastroscopia
Quem realiza o procedimento é um(a) médico(a), acompanhado de um profissional da enfermagem especializado na realização desse tipo de exame. Para a preparação o(a) enfermeiro(a) pede a retirada de todos os adornos, como relógios, lentes de contato, dentaduras, óculos.
É feita uma baforada de spray na garganta para causar a dormência e é colocado também na boca um tipo de prótese de plástico, para o paciente não morder o endoscópio.
Exame de gastroscopia pelo nariz
Esse é ainda mais simples que a tradicional, nele o endoscópio que será introduzido no nariz é de menor espessura, diferente do que é inserido pela boca, e o procedimento é basicamente igual. É colocado spray anestésico na região do nariz, e o tubo é passado até a região que será avaliada.
Alguns outros pontos positivos é que esse é menos invasivo, não existem efeitos colaterais, apenas desconforto na região na garganta, excelente opção para quem deseja realizar atividades após exame e sem necessidade de sedação.
Como é a realização do diagnóstico?
Para realizar o diagnóstico, o profissional deverá injetar ar no estômago, já com o endoscópio na região, para observar possíveis manchas nas paredes, ou qualquer alteração do padrão de normalidade daquela região. Em algumas circunstâncias é feita também a biópsia, no qual, é colhido material da região afetada, para análise laboratorial.
O paciente sente dor no exame de gastroscopia?
Não causa dor, tanto pelo sedativo colocado na região, quando se trata da realizada pelo nariz ou pela boca, ou do sedativo endovenoso, que deixa o paciente sonolento. Pode causar apenas desconforto na área onde é inserido e passado o endoscópio.
Recuperação após exame de gastroscopia
A recuperação é rápida, na maioria dos casos o paciente já é liberado para retorno a sua casa logo após a realização do exame, por isso a importância de um acompanhante. E em alguns casos, o paciente pode permanecer na clínica ou hospital em observação, até os efeitos do sedativo passarem, e quando o médico solicita outros exames.
Quando é preciso fazer novo exame de gastroscopia?
É relativo de cada paciente e cada caso. No geral, não é necessária a realização de um novo exame, só quando solicitado pelo médico, caso o primeiro não for o suficiente para um diagnóstico, ou para fazer acompanhamento do caso.
Efeitos colaterais do exame de gastroscopia
Alguns efeitos podem ser sentidos após a realização do exame, como:
- Sonolência ou cansaço após a finalização do exame, que pode se estender até horas depois;
- Dores abdominais;
- Vômito com ou sem presença de sangue;
- Dor ou desconforto na garganta;
- Febre;
- Dificuldade para respirar.
Esses são efeitos que podem aparecer, não necessariamente, quem realizou o exame terá todos esses, existem casos em que não se nota nenhum efeito colateral.
Qualquer desconforto gástrico deve ser consultado o médico e esse realizará ou não a solicitação do exame.