Como montar cardápio para ajudar contra hérnia de hiato
A hérnia de hiato é uma patologia cuja origem ainda está sendo estudada pela ciência. Não se sabe exatamente o que causa a condição, mas ela se caracteriza pela projeção do estômago para cima na área do hiato do diafragma, uma região realmente mais sensível e maleável que se altera acompanhando a respiração.
Ao se sobressair para o hiato o estômago forma uma hérnia que traz inúmeras complicações como soluços crônicos, azia, dor nessa região, uma dificuldade de engolir ou refluxos constantes e fortes.
A condição da hérnia só pode ser “curada” com tratamento cirúrgico, o que muitas vezes não é necessário se os sintomas forem leves e controlados. Pensando nisso criamos este artigo que trás dicas de como montar uma dieta que ajuda com a hérnia de hiato
Quais alimentos permitidos na dieta contra hérnia de hiato
Viver com hérnia de hiato para muitas pessoas é algo para toda vida, então se torna mister aprender a contornar os sintomas, atenuá-los e alguns até evitar completamente. Então se você sofre com a condição ou conhece alguém que sofre, anote as dicas dos alimentos permitidos e recomendados:
Alimentos que não são ácidos no geral devem ser consumidos, também alimentos que combatem a acidez. Alimentos que não são muito processados ou industrializados e que também são de fácil digestão também não irão causar problemas, alimentos que são bem cozidos, com bastante fibras e mais leves.

Proteínas e laticínios que não são muito gordurosos e alimentos ricos em probióticos que combatem a acidez também são recomendados a quem sofre com hérnia de hiato.
No geral, uma breve lista de exemplos dos alimentos mencionados: Carne magra, peixe, tofu, canela, gengibre, espargos, folhas verdes, feijão, ervilha, chá-verde (não cafeinados em geral) e coentro.
Dieta para hérnia de hiato:que alimentos nunca consumir
É muito importante evitar alimentos mais gordurosos, ácidos e pesados. Como a hérnia de hiato facilita muito a azia e a ingestão de alimentos que podem causar esses sintomas devem ser evitados ao máximo, assim como alimentos ricos em amido, óleo de cozinha e alimentos pouco cozidos ou crus.
Breve lista de exemplos de alimentos a serem evitados: Alho, cebola, frituras no geral, saladas com vegetais crus, bebidas cafeinadas, bebidas gaseificadas, bebidas, laticínios gordurosos, proteína gorda, comidas picantes, fast food e álcool.
Organizando o cardápio para tratamento da hérnia de hiato
Um cardápio equilibrado para quem sofre de hérnia de hiato é ⅓ de proteína para ⅔ de bons carboidratos. O prato deve evitar ao máximo frituras e gorduras excessivas.
Cuidados com hérnia de hiato: veja algumas dicas para o dia a dia
Embora não seja exatamente sabido qual a origem da hérnia de hiato, uma coisa é certa: a pressão abdominal favorece bastante a condição, seja para sua formação ou piora no quadro. Por isso é recomendado e aceito que se você já sofre com a hérnia o ideal é emagrecer caso esteja acima do peso, ou evitar o ganho excessivo de peso.
Outra dica valiosa é comer bastante devagar em toda refeição, mastigar bastante a comida para evitar que grandes pedaços desçam até o estômago. Comer tarde também não é recomendável, o sono atrapalha a digestão e vice e versa, o ideal é comer sempre 3 horas antes de ir para cama, e comer os alimentos recomendados.