Como realizar a melhor alimentação para gastrite?
A boa alimentação para gastrite é uma das principais buscas entre os pacientes que sofrem desta doença, pois pessoas que têm gastrite sentem sintomas compatíveis com queimação, azia e dor epigástrica, gerando consequências na sua qualidade de vida.
A gastrite se caracteriza por uma inflamação na mucosa do estômago e é diagnosticada a partir de um exame chamado endoscopia do aparelho digestivo.
Sendo assim, sabendo que a gastrite é uma das patologias mais presentes na sala de espera dos consultórios de gastroenterologistas e nutricionistas, iremos abordar como ter uma boa alimentação para gastrite, a fim de tratar e reduzir seus sintomas.
Alimentação para gastrite: quais os que ajudam a controlar
Para tratar a gastrite precisamos atrelar o uso de medicações com uma boa alimentação para gastrite. É importantíssimo iniciar um protocolo de reeducação alimentar e controlar o estresse. Abaixo iremos elencar alguns dos alimentos que, quando consumidos de maneira correta, auxiliarão na redução dos sintomas de gastrite:
Alecrim e hortelã
Estudos com plantas medicinais, confiram que o alecrim e o hortelã contém propriedades calmantes, que ao serem consumidos, conseguem proteger o estômago de agentes nocivos. Com isso, esses chás melhoram os sintomas de azia, gases e cólicas.
Suco de aloe vera
O suco de aloe vera também pode ser usado para trazer bons resultados na alimentação para gastrite. Sendo assim, ele pode ser consumido tanto de forma natural, como farmacêutica. A erva que contém a aloe vera é a babosa, que tem poder cicatrizante, auxiliando não somente na prevenção dos sintomas, mas no tratamento, de inclusive esofagites.
Suco verde
O suco verde, famoso, entre as blogueiras, também pode auxiliar na boa alimentação para gastrite. Este tipo de suco contém uma substância chamada clorofila, potente antioxidante, auxiliando na redução da acidez do estômago.
Frutas não ácidas
As frutas são ricas em diversas vitaminas e minerais, principalmente as vitaminas hidrossolúveis. Como essas vitaminas contém antioxidantes, também podem ser essenciais para a cura do processo inflamatório do estômago.

As frutas liberadas na boa alimentação para gastrite são banana, maçã, abacate, goiaba, mamão e melancia. Os seus sucos ou vitaminas também podem ser inseridos no plano alimentar.
Lactobacilos
Os lactobacilos são essenciais para repor a flora bacteriana boa do estômago e intestino. Sendo assim, o nosso corpo sempre está com essa flora em equilíbrio, mas há casos, como o uso de antibióticos, que fazem com que a flora bacteriana boa fique reduzida. Esse fato pode desencadear algumas doenças, como gastrite. Então repor a flora com o uso de lactobacilos é a principal solução.
Banana verde
Os lactobacilos são os probióticos e a biomassa de banana verde atua como pré-bióticos. Prebióticos nada mais são do que a comida que os lactobacilos precisam para se multiplicar. Portanto, o consumo de banana verde, em sua forma de biomassa também é uma boa opção de alimentação para gastrite.
Peixe e frango com pouca gordura
As carnes com alto teor de gordura também tendem a aumentar os sintomas de gastrite. Portanto, o indicado é o consumo de peixe e frangos com pouca gordura.
Verduras e legumes refogados
Verduras e legumes refogados também são ótimas opções para consumir, pois verduras também são ricas em potentes antioxidantes.
Vale ressaltar que legumes como repolho, couve crua, escarola, alface devem ser evitados serem consumidos em sua versão in natura, pois algumas substâncias, inibidas pelo calor, podem irritar a parede do estômago.
Bolacha de água e sal
Bolachas também são ótimas opções, desde que não sejam recheadas, para evitar ficar com o estômago vazio e piorar os sintomas de gastrite.
Quais alimentos evitar na alimentação para gastrite?
Existem vários alimentos que devemos evitar na alimentação para gastrite, sendo em sua maioria os alimentos processados e ultraprocessados. Nesta lista entram linguiça, salsicha, mortadela, carne processada, alimentos condimentados como molhos apimentados, frutas ácidas e carnes gordurosas.
Por fim, existem vários alimentos para evitar na alimentação para gastrite, por isso o recomendado é procurar um profissional da nutrição, para prescrever um plano alimentar adequado e específico, a fim de reduzir os sinais e sintomas dessa doença.