CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo
Como sabemos se a pessoa realmente médica? Todo profissional que trabalha na área da saúde tem um registro profissional reconhecido pelo CREMESP. É o Conselho Regional de Medicina de São Paulo tem como a sua principal função de regulamentar e também fiscalizar a ação dos profissionais, visto que eles representam um terço da categoria médica do Brasil. Além disso, é uma autarquia ligada ao Conselho Federal de Medicina.
A seguir, portanto, falaremos a importância do CREMESP para regularizar a profissão dos médicos e evitar falcatruas.
O que é o CREMESP?
O CREMESP é o nome para Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e é uma autarquia pública, cuja fundação aconteceu no dia 30 de setembro de 1957. Ou seja, a instituição tem quase 65 anos ajudando a supervisionar ou regularizar a profissão dos profissionais de saúde. A seguir, falaremos as suas principais funções.

Os membros do conselho são responsáveis por autorizar o registro profissional de quem se formar no curso de medicina. Como é um conselho, a sua administração tem 42 conselheiros, com mandato de cinco anos, em que 13 são os diretores que administram a autarquia.
Além de autorizar médicos para a prática, eles também são responsáveis em fiscalizar clínicas e hospitais a realizarem ações conforme as leis e outras diretrizes reconhecidas pelo órgão.
Como funciona o CREMESP?
Como falamos anteriormente, o CREMESP ajuda a regulamentar a profissão do médico a partir de algumas ações, como criação de pareceres, código de ética, instalação de órgãos fiscalizadores, recebimento de denúncias e fornecimento de registro profissional.Além disso, vai criar as ações públicas para saúde não só dos médicos, mas também para a comunidade toda.
O Conselho precisa ser referência em garantir a ética e bioética na área de saúde. Por isso, eles criaram o exame do Cremesp, uma prova para avaliar a qualidade da formação dos recém-formados. Além disso, eles também realizam a documentação
Realização de consulta CREMESP
Qualquer pessoa realiza pode consultar o CREMESP e saber a atividade do médico que atua em São Paulo. Atualmente, o CREMESP tem mais de 130 mil registros de profissionais em toda São Paulo. Conforme o conselho, isto representa quase 34% dos médicos do país.
Como tirar o Visto provisório CREMESP?
Uma das dúvidas frequentes é se os médicos de outros estados que querem atuar em São Paulo pode exercer a profissão. A resposta é sim. No entanto, precisa tirar o visto provisório do CREMESP. A seguir, explicaremos o passo a passo para as atividades.
Primeiramente, o médico precisa está quitado com o CRM do estado de origem e durante 90 dias pode exercer em SP, desde que baixe o requerimento no site da CREMESP, carteira profissional do estado de origem e comprovante de quitação de anuidade. O motivo do visto provisório é para que o médico ganhe tempo para a liberação da carteira médica.
Além disso, o médico tem que fazer presencialmente numa das unidades disponíveis pelo conselho, cuja lista de endereço também está na página da autarquia.
CREMESP: ações com médicos sem especialidade registrada
Ninguém aconselha atuar na medicina sem um registro de especialista, pois é uma infração ética grave do CREMESP. Por isso, se você é especialista, mas ainda não tem o Registro de Qualificação de Especialista, só pode divulgar que é médico generalista.
Como resultado, o profissional está proibido incluir a especialidade, anunciar nas redes sociais ou autodenominar. Caso tenha denúncia que não tem RQE, o profissional pode pagar multa, além de suspensão e cancelamento do registro profissional.
Para evitar esse problema, o especialista precisa ir ao CREMESP, pedir um requerimento, cópia autenticada do certificado de especialista, carteira profissional e recolhimento da taxa definida para cada especialidade.
Agora que você sabe a função dos médicos e de sua regularização profissional, compartilhe este texto para mais pessoas obterem conhecimento.