Quais são os direitos de quem tem linfedema?
Você sabe quais são os direitos de quem sofre com linfedema? Hoje em dia já temos a perspectiva de que o Estado e a sociedade devem cuidar de quem sofre com necessidades especiais, seja por uma deficiência congênita ou adquirida ao longo da vida.
O mesmo se aplica às pessoas que sofrem com linfedema. Porém esses direitos não são necessariamente sabidos por todos e o artigo busca esclarecer quais são eles.
Direitos de quem tem linfedema
Antes de respondermos os direitos de quem tem linfedema vamos esclarecer o que é a doença e o que sofre as pessoas com essa condição. O nome linfedema está relacionado ao líquido produzido por nosso corpo chamado linfa. Esse líquido chamado linfa circula por nosso corpo pelos vasos linfáticos que compõem o sistema linfático.
O nosso sistema linfático está diretamente relacionado ao nosso sistema circulatório, e a própria linfa tem algumas semelhanças estruturais com o sangue, porém não tem os glóbulos vermelhos, mas ainda assim tem os glóbulos brancos.
A função da linfa, de modo resumido, é purificar nosso corpo de algumas substâncias ou organismos indesejáveis.
O linfedema se caracteriza pela obstrução desses vasos linfáticos, sejam por fatores genéticos e congênitos, ou por algum acidente ou procedimento cirúrgico que acabou danificando ou obstruindo o sistema linfático. O linfedema então causa imenso inchaço, geralmente nos pés, com o acúmulo de linfa.
Os direitos de quem tem linfedema são os mesmos do grupo chamado PNE (Portador de Necessidades Especiais). Infelizmente, principalmente se grave, o linfedema é incapacitante e apenas tratável, não curável. Dado que o indivíduo já sofre, ele tem todos os direitos de quem tem linfedema mesmo que não apresente um quadro grave da doença.
Apresentaremos segundo a lei 13.146 alguns dos direitos de quem tem linfedema e de todos os outros Portadores de Necessidades Especiais:
Meia entrada em cinemas e shows, horas na jornada de trabalho diferenciadas, isenção de impostos na compra de automóveis, CNH especial, auxílio INSS, alguns remédios gratuitos em postos de saúde, adaptação do ambiente de trabalho para suas necessidades, cotas em alguns empregos ou vagas especiais, tramitação em tempo diferenciado em alguns processos jurídicos e mais alguns pois a lista é vasta.
Quais os cuidados especiais para os portadores de linfedema
Embora tenha esses diversos direitos, um indivíduo que sofre com linfedema quer sua doença sob controle.
Para isso acontecer são necessários alguns cuidados e passos que tentaremos esclarecer:
- Se consultar regularmente com um especialista em linfologia.
- Ter os objetos especiais que ajudam na condição como cintas elásticas e bandagens próprias para quem tem linfedema.
- Acompanhamento psicológico com psicólogos que se especializaram em doenças crônicas.
- Sessões de drenagem linfática essenciais para o alívio da condição, além de fisioterapia especializada para o descongestionamento dos vasos.
- Um cuidado especial com a pele nas áreas afetadas.
- Uso da bomba de compressão pneumática.
- Cuidado com o calor, porque ele pode agravar sua condição dilatando os vasos sanguíneos e fazendo com que o inchaço aumente.
Esse são alguns cuidados.
Porque o laudo médico para portadores de linfedema é muito importante?
Os direitos de quem tem linfedema só podem ser garantidos mediante um laudo médico. Esse laudo médico é o que autentica que o enfermo está sofrendo com a condição e só com um o indivíduo poderá lutar e garantir os direitos de quem sofre com linfedema.