Doenças de pele: o que são e quais são as principais?

0

As doenças de pele são comuns e quando acontecem não são difíceis de serem percebidas. Afinal, muitas delas apresentam inflamação, vermelhidão e, até mesmo, deformidades que podem ser notadas na pele.

A fase mais difícil das doenças de pele pode ser o diagnóstico. Isso acontece devido às inúmeras doenças que podem existir, desde as mais comuns, como a dermatite, e outras menos conhecidas, como a eczema. 

Mas em todos os casos, o cuidado com a pele deve acontecer diariamente para que, caso apareça qualquer sintoma anormal, o diagnóstico seja feito o mais previamente possível. Por isso, vale a pena estar atento para os sinais que aparecem na pele e, por menos que seja, deve haver a procura por um profissional. 

O que são as doenças de pele?

As doenças de pele são inflamações ou alterações fibróticas. De forma resumida, são irritações, coceiras, dores e deformações que podem acontecer na pele. Porém, as doenças de pele são inúmeras e, por isso, os sintomas não precisam aparecer necessariamente juntos e de uma vez.

O que são as doenças de pele?
Fonte/Reprodução: original.

Dependendo da doença, o tratamento pode ser bem difícil. O nível de evolução da doença também pode impactar negativamente no cuidado que deve ser feito, assim como pode evoluir para algo mais grave, como o câncer de pele.

Sendo assim, se torna extremamente importante estar em constante contato com o médico dermatologista. É ele o responsável por examinar e identificar as doenças de pele. Assim como, é o profissional que indicará o tratamento correto.

Quais são as principais doenças de pele?

Entre as principais doenças de pele, estão algumas que já são bem conhecidas, como a dermatite e a acne. Mas também aparecem nomes que são menos comuns de serem vistos, como a eczema e a psoríase.

Em todos os casos, conhecidas ou não, todos os tratamentos devem ser feitos de forma séria e cuidadosa para que problemas ainda mais sérios possam ser evitados. Abaixo, confira detalhes das principais doenças de pele.

Dermatite atópica

Ainda sem causa conhecida, a dermatite atópica pode ser notada com a presença de pele seca, coceira e feridas que podem acontecer após a coceira. Normalmente, atinge desde crianças até adultos e, acredita-se, que tem como um dos fatores principais a genética. Locais como pescoço, joelho, cotovelos e pulsos são só mais comuns de acontecerem a dermatite.

Acne

As acnes são bem conhecidas e podem aparecer principalmente na fase da adolescência, quando há o desenvolvimento da fase hormonal. Porém, essa doença deve ser acompanhada com cuidado, afinal, há a acne leve, que são as aparições de cravos e espinhas. Porém, o que deve preocupar mesmo são os casos mais graves que podem evoluir a inflamações e lesões nas áreas.

Eczema

A eczema se trata de uma doença crônica que pode causar muito desconforto para aqueles que possuem. Essa doença de pele é notada a partir da presença de bolhas de água, seguidas de coceiras e irritação na pele.

Related Posts
1 De 29

Verrugas

As verrugas são decorrentes de infecções virais já conhecidas que podem levar a lesões cutâneas. Normalmente, as verrugas não causam dor, mas devem ser examinadas para saber se oferecem algum risco para a saúde ou não.

Psoríase

Aqui, a produção de melanina da pele é o principal alvo desta doença de pele. Sendo uma doença autoimune, a psoríase atinge milhões de pessoas pelo mundo, e pode apresentar vermelhidão e lesões escamosas na pele.

Rosácea

No caso da Rosácea, o principal público são os adultos. A doença também tem um local exato onde acontece: na região central do rosto, o que pode causar vermelhidão, secura ocular e inchaço na região.

Herpes

A herpes pode acontecer em diversas regiões do corpo, como ao redor dos lábios, nariz e região íntima. Pode ser notada a partir de uma coceira ou queimação evoluindo para surgimento de lesões.

Câncer de pele

Um dos principais fatores do câncer de pele é a exposição ao sol que pode acarretar o desenvolvimento anormal e descontrolado das células da pele. O câncer de pele que não é tratado, pode levar à morte.

Melanoma

O melanoma também é um tipo de câncer de pele no pigmento da pele. Ele pode ser confundido com as pintas da pele, mas pode ser identificado por ter formatos irregulares e por surgirem “do nada”.

Qual o tratamento das doenças de pele?

O tratamento das doenças de pele pode acontecer desde o uso de pomadas até casos de cirurgia. Tudo depende do tipo de doença de pele e do tratamento que o profissional da saúde indicará para cada caso.

De forma geral, usar protetor solar e estar em constante observação para com a própria pele é um dos principais tratamentos que devem ser feitos no dia a dia. E, a partir de qualquer sinal diferente que apareça na pele, a procura por um profissional deve ser feita rapidamente.

Como diferenciar doença de pele de câncer?

Apenas um profissional da saúde pode identificar a diferença entre as doenças de pele e o câncer de pele. Afinal, existem variados tipos de doenças e, também, de câncer. Por isso, o diagnóstico preciso será feito apenas no consultório médico.

Além disso, quando se trata de doenças de pele, a automedicação e o uso de cremes não indicados pelo médico podem ocasionar a piora dos casos. É sempre válido destacar que o diagnóstico de doenças na pele pode contribuir para o tratamento correto e também para que nada mais grave se desenvolva.

Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy