A endoscopia é um procedimento realizado por médico especificado, por uma mangueira de material mole com câmera na ponta um ponto luminoso. O preparo do paciente é ao longo das 24 horas que antecedem o exame realizado com jejum, e o exame é a visualização das partes internas inicial do sistema digestivo, visualização das paredes do esôfago, estômago, e às duas primeiras porções do duodeno.
O que é e para que serve a Endoscopia?
A endoscopia é o exame responsável para avaliar os órgãos do primeiro trato digestivo, realizado através de um tubo cilíndrico com ponto de luz e uma câmera que permite a visualização dos órgãos ajuda no tratamento de lesões, esofagite, ulcera, câncer, alteração da mucosa, celíacos, gastrite dentre outros do trato digestivo.
O exame pode ser feito entre pacientes de faixa etária de 14 a 65 anos com consulta prévias.
Quais são os tipos de Endoscopia?
A endoscopia inicialmente era apenas para avaliar a primeira parte do sistema digestivo, porém com a evolução da medicina o método foi usado para a especificação de outras áreas internas.
Surgindo assim a laringoscopia, ecocardiograma, cistoscopia, artroscopia(articulação), colonoscopia(intestino grosso e o íleo) toracoscopia (espaço pleural), sigmoidoscopia(do intestino grosso ao sigmoide), proctoscopia(reto e anus) todos com o mesmo tipo de procedimento, um tubo é introduzido por vias do paciente.
Como se preparar para a Endoscopia?
A primeira coisa que se deve ter em mente é o acompanhamento médico isso lhe garantirá mais segurança sobre o procedimento e menos ansiedade na hora do exame. Que atrapalha sim e muito, pois quando estamos nervosos e ansiosos nossos vasos sanguíneos se comprimem reduzindo o calibre dificultando o acesso para a sedação.

No período de 24 horas que antecedem o exame é necessário ingerir somente alimentos líquidos. Deve ser feito um jejum com 12 horas de jejum sólido e 2 horas para líquidos claros(suco natural, água, chá) 24 horas sem bebida alcoólica.
O uso de medicamento não hormonal deve ser suspenso por sete dias antes do exame, sendo muito importante está comunicando a médico que solicitou o exame sobre os medicamentos em uso e no dia do exame vá acompanhado, é usado sedativos para o procedimento.
Como é feito o exame de Endoscopia?
O exame de visualização do trato digestivo é feito com a introdução de um tubo de silicone começando com a sedação via sanguínea, em algum paciente a sedação causa sono e dormem durante o processo. Porém pode ser realizado com o paciente acordado, o paciente pode está solicitando um anestesista para o procedimento é colocado um bocal, para que o paciente permaneça com a boca aberta durante o procedimento.
Esse bocal não causa desconforto pois é ortodontia, o tubo com a câmera na ponta e um ponto de luz é introduzido na boca em direção ao esôfago. Permitindo ali a visualização das paredes internas do órgão, chegando ao estômago, podendo avaliar todo o órgão em funcionamento, em direção a parte superior do duodeno podendo realizar colheita de material para análise e identificando câncer, tumores, gastrites, úlceras e para tratamentos de lesões.
Quais riscos e contra indicações da endoscopia?
O exame tem pouco risco desde que as recomendações de jejum sejam respeitadas e que as informações tenham sido passadas corretamente é normal que após a sedação algum paciente tenha a sensação de que não está entrando ar.
Isso se dá a sedação leve e ao tubo, o paciente faz o exame com oxigênio nasal e a todo tempo sendo monitorado pelos batimentos, pressão, que dura em média 15 a 20 minutos e o paciente após o procedimento é liberado para sair apenas com acompanhante.
É um procedimento invasivo com pouco desconforto e pouca duração.