O que é a Estratégia da Saúde da Família e sua importância no SUS
A principal preocupação do Sistema Único de Saúde (SUS) é a saúde da família, se antes da pandemia de Covid-19, o bem-estar era um dos pontos mais importantes para estarmos atentos aos cuidados no cotidiano, após o surto da doença essa atenção se multiplicou.
Isso porque houve diversas consequências geradas pelo Covid-19 que é prejudicial ao nosso corpo, desta forma, se faz necessário nos atentar e se prevenir da melhor forma possível através do programa da saúde da família.
O que se entende como saúde da família?
A Saúde da família é uma forma de organização desenvolvida pelo SUS com o objetivo de expandir, qualificar e consolidar o processo de trabalho na saúde para extrair o maior potencial capaz de melhorar a situação das pessoas de forma individual ou coletiva.
O Programa de Saúde da Família (PSF) foi criado pelo Ministério da Saúde em 1994, para promover a melhoria da qualidade de vida brasileira, com foco principal em combater o sedentarismo, a má alimentação e o tabagismo, principais causas das doenças atuais.
Qual o papel da Estratégia da Saúde da Família?
O papel da Estratégia da Saúde da Família (ESF) na sociedade é cuidar de forma eficiente de todos os participantes das famílias cadastradas no programa, que reformula a forma tradicional de assistência médica que vai além do tratamento de doenças, mas que contribui para a prevenção e qualidade de vida dos pacientes.
Os princípios que norteiam a ESF, estão ligados aos fundamentos usados pelo SUS, sendo: a universalização dos atendimentos, a descentralização das unidades clínicas, a integralidade da assistência e a participação da comunidade na divulgação e promoção de hábitos saudáveis, para garantir um modo de saúde de alta qualidade.
Como funciona o trabalho de Saúde da Família?
O trabalho de Saúde da Família funcionam como forma de promover melhor qualidade de vida dos pacientes, através das UBS do SUS com a realização domiciliar dos pacientes, se necessário, com o dever da equipe multiprofissional acompanhar todos os integrantes da família sem distinção de cor, raça, gênero, idade, ou qualquer outra diversidade.
Conforme orientação do PNAB (Política Nacional de Atenção Básica), é importante que o médico responsável pela Saúde da Família, exerça as seguintes tarefas:
- Prestar atendimento a todos os pacientes sob sua responsabilidade;
- Realizar consultas;
- Pequenas cirurgias;
- Qualquer atividade em domicílios e em espaços comunitários;
- Encaminhar pacientes a outros profissionais da área da saúde;
- Gerenciar os insumos necessários para o funcionamento correto das USB;
Qualquer profissão relacionada a saúde tem uma enorme importância no mundo, por isso é necessário haver um bom controle sobre as atividades e assim conseguir deixar todo o movimento organizado.
Como é composta a equipe multiprofissional?
A equipe multiprofissional responsável pela saúde da família é composta por quatro pontos importantes, que em nenhuma hipótese deve ser desconsiderada. São eles:
- Clínico geral, ou médico com especialidade em saúde;
- Enfermeiro geral, ou enfermeiro especialista em saúde;
- Enfermeiro auxiliar;
- Agentes comunitários da saúde.
Além da obrigatoriedade de uma composição com os seguintes profissionais citados anteriormente, é possível ser acrescentado um cirurgião dentista e/ou auxiliar de saúde bucal.
Qual o papel da saúde da família?
Além do cuidado na prevenção de doenças, acompanhamentos relacionados aos tratamentos de doenças, qualidade de vida dos cidadãos e entre outros. Os profissionais responsáveis da saúde da família, também possui como responsabilidade manter atualizado o cadastramento de todas as pessoas da comunidade com dados detalhados, uma vez que o banco de dados das famílias é o fator principal que auxilia no diagnóstico adequado das necessidades presentes nas famílias cadastradas.
Sendo assim, o papel o profissional é elaborar estratégias para melhorar a qualidade de vida da população, cadastrar a população e diagnosticar os problemas presentes em cada família, desenvolver ações educativas e multidisciplinares para melhor qualidade de vida, dar suporte necessário e realizar consultas e procedimentos necessários.