Entenda o exame de broncoscopia: o que é e quando necessário?

7

O exame de broncoscopia, também chamado de videobroncoscopia, é um exame de diagnóstico feito em vídeo, por meio do broncoscópio, que é um tubo que possui em sua extremidade uma câmera e uma fonte de luz fria, onde se é introduzido pela boca, ou no nariz.

Esse exame permite que o médico possa examinar parte dos pulmões, os brônquios e a traqueia, ou seja, com esse exame, o médico poderá avaliar com maior precisão as vias respiratórias.

Como funciona o exame de broncoscopia?

No exame de broncoscopia, além do médico examinar as vias respiratórias pelo broncoscópio, ele também pode introduzir ferramentas pequenas para coletar amostras de tecidos do pulmão ou das vias aéreas, para diagnosticar problemas pulmonares e ajudar no tratamento de alguns deles.

Como funciona o exame de broncoscopia?
Broncoscopia. Fonte/Reprodução: original.

Existem dois tipos de broncoscópio, o flexível e o rígido. Quando o exame de broncoscopia tem como finalidade ser diagnóstico, normalmente se usam o broncoscópio flexível e são realizados em ambulatórios mesmo. A pessoa pode ser sedada antes do procedimento, e às vezes o médico pode usar no paciente um anestésico tópico, sendo nasal ou inalatório.

Mas, alguns procedimentos, com fins diagnósticos ou terapêuticos, precisam ser feitos com broncoscópio rígido, de metal, com anestesia geral em um centro cirúrgico, e com ele, o médico pode remover um corpo estranho, fazer o alargamento de uma via aérea, ou até mesmo controlar um sangramento.

O que diagnostica o exame de broncoscopia?

Com o exame de broncoscopia, podem ser diagnosticados vários problemas no sistema respiratório, como: examinar a laringe e as vias aéreas de uma pessoa que inalou fumaça ou sofreu queimaduras; determinar causas de infecções no pulmão; examinar vias aéreas e coletar amostras de tecidos cancerosos; além de investigar a fonte de um sangramento no pulmão.

Em quais quadros clínicos ajuda o exame de broncoscopia?

O exame de broncoscopia também pode ajudar em alguns quadros clínicos, como aplicar remédios em algumas áreas do pulmão, ajudar a guiar na intubação traqueal e remover corpos estranhos, secreções, pus e sangue.

Preparo para o exame de broncoscopia

Para fazer o exame de broncoscopia a pessoa deve ficar sem comer e sem beber nada por pelo menos 6 horas antes.

Sedação

Related Posts
1 De 29

Se for o caso de ser realizado o exame de broncoscopia flexível no paciente, ele será sedado, e se for uma broncoscopia rígida, será usado anestesia geral no hospital.

Quando a broncoscopia é flexível, é aplicado um anestésico na garganta e na passagem nasal, e o broncoscópio é introduzido através de uma das narinas, pelo tubo respiratório ou boca, até as vias aéreas do pulmão.

Pós-exame de broncoscopia

Após o exame de broncoscopia, a pessoa deve ficar em observação de 2 a 4 horas, e caso tenha sido removida uma amostra de tecido, o médico pedirá uma radiografia torácica do paciente, para checar se houve alguma complicação, como um sangramento ou até mesmo um pneumotórax.

Exame de broncoscopia com biópsia

O exame de broncoscopia com biópsia é solicitado caso o médico ache necessário para o diagnóstico que colha parte de tecidos ou secreções, e é feito praticamente da mesma maneira, só que com alguns instrumentos cirúrgicos em conjunto com o broncoscópio.

Procedimentos de exames de broncoscopia

Em alguns casos, existem outros procedimentos, feitos juntos com o exame de broncoscopia, para colher algumas amostras para exames laboratoriais. São eles:

Lavado broncoalveolar

É um procedimento que serve para coletar amostras que não podem ser vistas a olho nu pelos broncoscópios, por estarem nas vias aéreas em pequenas dimensões e alvéolos.

Biópsia pulmonar transbrônquica

É quando é feita a captura de uma amostra de tecido pulmonar, com o uso de uma pinça especial inserida no broncoscópio.

Uma punção aspirativa transbrônquica

Nesse procedimento o médico retira células dos linfonodos suspeitos para poder analisar no microscópio. É um procedimento muito pouco invasivo, muito importante para o estadiamento do câncer de pulmão, por exemplo.

O exame de broncoscopia é simples e tem uma recuperação bem rápida, e é normal que saia uma pequena quantidade de sangue por meio da tosse. Caso o paciente sinta alguma coisa que o preocupe, ele deve procurar a unidade que fez o exame imediatamente.

Mostrar comentários (7)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy