Existem complicações após colonoscopia? Saiba tudo aqui!

0

Exame muito importante para a detecção de doenças e problemas gerais na região do cólon (intestino grosso) e do reto. A colonoscopia é um recurso muito utilizado por médicos para analisar essas áreas e para a realização de diagnósticos precisos. O procedimento, no entanto, ainda gera muitas dúvidas entre as pessoas que precisam fazê-lo.

Uma das questões mais comuns é sobre as complicações após a colonoscopia, existem efeitos colaterais depois do exame? Pode surgir algum desconforto? Essas perguntas são respondidas ao longo deste texto. 

O que é o procedimento de colonoscopia?

Como dito acima, a colonoscopia é um exame. Ele pode ser solicitado pelo médico para ser realizada a análise detalhada do reto e do intestino grosso do paciente. Isso acontece em situações específicas onde o profissional precisa realizar uma vistoria visual nessas regiões para poder dar um diagnóstico mais preciso para o paciente.

O procedimento em consiste na introdução de um tubo fino e flexível (chamado colonoscópio) no ânus do paciente. Esse equipamento conta com a presença de uma câmera em sua ponta, o que permite ao médico verificar em tempo real a situação da região analisada.

O que é o procedimento de colonoscopia?
Quais são os procedimentos para a colonoscopia. Fonte/Reprodução: original.

As imagens geradas são exibidas em um monitor e é a partir delas que o médico consegue enxergar a área possivelmente doente. Durante esse processo é comum o profissional insuflar ar na região, para ficar mais fácil do colonoscópio progredir pelo cólon.

Ainda durante a colonoscopia, o médico pode remover pólipos da região examinada, fazer o recolhimento de amostras de tecidos para realização de posteriores biópsias ou, ainda, aplicar medicamentos específicos para combater hemorragias, por exemplo.

Quando é indicado o exame de colonoscopia?

Related Posts
1 De 29

Geralmente, existem duas situações que fazem a colonoscopia ser necessária. A primeira é quando é preciso investigar dores e desconfortos abdominais, a existência de sangue nas fezes ou alterações nas funções intestinais, como diarreia crônica, por exemplo. Além disso, ele também pode ser recomendado para rastrear o cancro colorretal.

Colonoscopia: como deve ser realizado o preparo para exame

Algumas medidas devem ser tomadas antes da realização do exame. A mais importante delas é a dieta. Por se tratar da análise de uma região do intestino, a colonoscopia exige que o paciente faça o consumo apenas de alimentos líquidos, ou sólidos, desde que sejam leves, no dia anterior ao procedimento.

No dia do exame propriamente, a dieta deve ser rigorosamente líquida. O uso de alguns laxantes também pode ser indicado pelo médico, de modo que o intestino e a região do reto estejam sem resíduos sólidos de fezes, o que pode provocar dificuldade na hora de fazer a análise da mucosa.

Que complicações podem ocorrer após colonoscopia?

Por ser um procedimento simples, a colonoscopia não exige que o paciente seja internado. No entanto, após a sua realização, é possível que o paciente tenha algumas complicações e desconfortos. Eles são decorrentes, principalmente, das ações realizadas durante o processo, como a remoção de pólipos.

Nesses casos, o paciente pode ter hemorragias que aparecem imediatamente ou até dias depois do exame. Também é normal a síndrome pós-politectomia, que causa dores abdominais, alterações analíticas e febre. Esse problema não costuma ser grave e pode ser resolvido com medicamentos e soros.

Algumas reações aos anestésicos endovenosos usados durante o exame também podem aparecer. O mais comum é elas serem do tipo cardiopulmonares. Além desses, também existe o risco da perfuração do cólon, algo que pode ser resolvido de imediato, com a ajuda do próprio colonoscópio, ou depois, por cirurgia.

De toda forma, é importante deixar claro que, apesar de existirem complicações que podem aparecer após o exame, a colonoscopia é um procedimento considerado seguro. Além disso, ele é muito importante e não pode deixar de ser realizado caso o médico o recomende.

Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy