O que é o Nutricionista esportivo?

0

Em um mundo onde muitas pessoas se preocupam em fazer atividade física, o nutricionista esportivo tem ganhado um papel de muita importância. Estar bem fisicamente e ter uma boa alimentação são coisas indispensáveis para quem é atleta, seja profissional ou amador. É nesse contexto que o nutricionista esportivo atua e tem destaque.

Esse profissional é responsável por ajudar os indivíduos a melhorarem sua performance atlética por meio da elaboração de uma alimentação adequada para os objetivos de cada um (a famosa dieta). Mas não é só isso, o trabalho do nutricionista vai além. Continue a leitura para entender mais desse assunto.

O que é o Nutricionista esportivo?

O nutricionista esportivo é um profissional da nutrição que possui especialidade na área esportiva. No geral, os cursos de graduação em nutrição não formam por si só esses profissionais. Eles precisam, ao fim do curso, se especializarem por meio de capacitações e pós-graduações.

O que é o Nutricionista esportivo?
Qual sua função. Fonte/Reprodução: original.

Na prática, o nutricionista esportivo é a pessoa que atua na nutrição com foco em ajudar os pacientes a melhorarem seus desempenhos físicos e esportivos com a utilização de uma dieta adequada. Nenhum atleta, seja amador ou profissional, consegue alcançar seus objetivos se não tiver uma alimentação que lhe forneça os subsídios nutricionais para isso

Para que serve o Nutricionista esportivo?

A prática profissional do nutricionista esportivo é utilizada para orientar as pessoas, que praticam esportes, sobre alimentação. Logo, ele serve para ajudar os indivíduos a obterem bons resultados físicos com o auxílio de uma dieta adequada.

O nutricionista avalia o paciente fisicamente e, baseado nisso e nas metas pessoais dele, deve elaborar um plano alimentar que forneça tudo o que é necessário para os objetivos serem alcançados.

Quais os benefícios de um Nutricionista esportivo?

Related Posts
1 De 29

Os benefícios que um nutricionista esportivo pode dar à vida de alguém estão diretamente relacionados à alimentação. Mas, pode-se destacar coisas como: a prevenção do desgaste natural de partes do corpo, como cartilagens e ossos; melhoria na performance física e esportiva; controle na quantidade de vitaminas e minerais que existem no corpo; e ajuste na quantidade de nutrientes necessários para a prática esportiva do paciente.

Além dessas coisas, também dá para pontuar que o trabalho do nutricionista esportivo é fundamental para a boa recuperação do corpo após os exercícios físicos. Isso é muito importante porque, depois de uma sessão de treinos longa e cansativa, o corpo precisa se recuperar. Nesse contexto, os nutrientes fornecidos na dieta são a matéria-prima para esse processo regenerativo.

Quais são as atuações de um Nutricionista?

O nutricionista esportivo faz muitas coisas. O papel dele é complexo e deve levar em consideração diferentes análises e ações. As principais atuações dele são a:

  • Avaliação corporal do paciente;
  • Elaboração de dietas específicas para o treinamento ou para competições;
  • Criação de planejamentos relacionados à hidratação do atleta;
  • Indicação de auxílios ergogênicos para a dieta;
  • Possibilidade de atuação junto a uma equipe multidisciplinar;
  • Oferta de auxílio em exercícios e atividades físicas praticadas pelo paciente.

Tudo isso faz parte do trabalho desse profissional e cada um desses pontos pode fazer toda a diferença para os atletas alcançarem suas metas. Para isso é importante, no entanto, seguir todas as orientações passadas pelo nutricionista esportivo. Ao fazer isso, é possível aproveitar ao máximo o conhecimento oferecido por ele.

Qual valor de um Nutricionista?

Os valores de consultas com um nutricionista esportivo variam bastante, mas, em média, fica entre R$50 e R$300. Diferentes fatores influenciam na composição desses preços, mas pode-se destacar o tempo de atuação do profissional e o tipo de consulta realizada. De toda forma, vale a pena pesquisar um pouco para encontrar a melhor opção para seu caso.

O que o Nutricionista esportivo não faz?

Tem algumas práticas que o nutricionista esportivo não realiza. Ele não pode prescrever medicações, por exemplo (mesmo aquelas que podem auxiliar na perda de peso ou ganho de massa magra). A única pessoa que de fato pode fazer isso é o médico. Além disso, o nutricionista também não cria planos de treino. Isso é papel de quem é formado em Educação Física.

De qualquer forma, a partir das práticas profissionais do nutricionista esportivo, é possível colher bons frutos em termos de resultado físico e atlético, e procurá-lo pode ser a melhor solução para alcançar objetivos desse tipo. Não esqueça, a alimentação é muito importante na vida de um esportista e ela sempre deve receber atenção especial.

Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy