O que é a endoscopia com biópsia e quando solicitada?
A endoscopia com biópsia pode ser solicitada em casos específicos pelo médico quando houver suspeita de algumas doenças do aparelho digestivo e para realização desse procedimento são necessárias algumas recomendações.
Para saber mais sobre como acontece a endoscopia com biópsia, continue lendo este post com informações relevantes sobre o exame.
O que é a endoscopia com biópsia?
A endoscopia é um exame realizado para analisar o aparelho digestivo do paciente e serve para identificar doenças que podem estar diretamente relacionadas com o sistema digestivo do paciente, entre eles a dificuldade de engolir, dores intestinais, e possíveis mudanças no intestino do paciente.
A endoscopia com biópsia é a retirada de uma pequena amostra de tecido para se analisar com o auxílio de uma pequena pinça presa ao endoscópio (que é a câmera que transmite durante o exame em tempo real as imagens do aparelho digestivo do paciente).
A amostra retirada vai para análise em um laboratório especializado, retornando com o resultado ao médico em um período de 10 a 15 dias.
Quando é solicitada a endoscopia com biópsia?
A endoscopia com biópsia em casos onde há anormalidades como o exame realizado sendo necessária a retirada de uma amostra para análise mais precisa. Essas amostras são retiradas do duodeno e do estômago, sendo possível identificar bactérias, células cancerígenas, inflamações e outras anormalidades no sistema digestivo do paciente.
Como funciona a endoscopia com biópsia?
O exame acontece primeiramente com a sedação intravenosa do paciente e dura o tempo em que o procedimento é realizado, não causando nenhum risco para o paciente.
É colocada uma proteção de boca no paciente para que ele não tenha nenhum incômodo em sua cavidade oral além de ter monitorado durante todo o exame sua frequência cardíaca e oxigenação.
Através da câmera endoscopia é possível ter acesso às imagens do aparelho digestivo do paciente em tempo real, diagnosticando as causas de possíveis doenças do aparelho digestivo.
Também é recomendado que o paciente esteja acompanhado no dia do exame, pois o efeito pós sedação causa sonolência.
Preparo para a endoscopia com biópsia
Para realização do exame de endoscopia com biópsia é recomendado um dia antes, o paciente faça o consumo de alimentos leves e que não sejam difíceis de engolir, além de ser necessária estar de jejum até oito horas antes da realização do procedimento, sendo necessário que o estômago esteja vazio.
Em alguns casos é possível ainda que o médico responsável faça a suspensão temporária de medicamentos que podem alterar a coagulação sanguínea.
Tempo da cirurgia
O tempo do procedimento varia de pessoa para pessoa, mas geralmente leva em torno de 5 até 20 minutos de exame.
Sedação
A sedação não tem risco algum para o paciente, porém alguns deles podem apresentar efeitos colaterais, tais como dificuldade de respiração, batimentos cardíacos mais lentos, transpiração excessiva, espasmos de laringe e pressão mais baixa.
Vale ressaltar que caso o paciente apresente durante o exame qualquer um desses sintomas, todas as medidas necessárias são adotadas pela equipe médica, e o paciente só é liberado após estar recuperado do efeito sedativo.
Pós-exame: cuidados, contraindicações e complicações
O exame de endoscopia com biópsia não possui nenhuma contra indicação e o mais indicado após a sua realização é o repouso.
Após a realização do exame caso o paciente apresente sintomas como desconforto na garganta, dificuldade de engolir, fezes negras, hemorragia no local da biópsia, dores abdominais, ou perfuração gastrointestinal é importante comunicar imediatamente seu médico para que as medidas sejam adotadas.
O exame de endoscopia com biópsia não possui nenhuma contra indicação e é recomendado para identificar doenças que podem fazer parte do sistema digestivo do paciente. Fique atento aos sinais e procure seu médico em caso de alterações.