O que é ansiedade?

0

A ansiedade é um assunto cada vez mais abordado e estudado nos últimos anos, e embora algumas vezes pode ser visto como algo bom, em outras essa condição causa transtornos difíceis de se lidar.

O que é a Ansiedade e o que a causa?

Quando a ansiedade é excessiva ela vira uma doença, chamada de transtorno de ansiedade generalizada, e esse quadro faz com que a pessoa comece a sentir medo, nervoso e preocupação com situações simples do dia a dia.

O que é a Ansiedade e o que a causa?
Causas. Fonte/Reprodução: original.

Existem muitas causas para alguém ter ansiedade excessiva, como a genética, quando a pessoa já tem parentes na família também diagnosticado com ansiedade. O ambiente, que é quando a pessoa passa por uma situação de estresse e traumática. A mentalidade, que aparece devido à forma de pensamento ou raciocínio da pessoa e como ela encara as situações do dia a dia. E por último, outra questão que pode causar ansiedade são doenças físicas.

As doenças físicas que podem causar transtornos de ansiedade são problemas cardiovasculares, doenças hormonais, problemas respiratórios, dores crônicas e abuso de álcool, drogas ou alguns tipos de medicações.

Quais são os sintomas da ansiedade?

Os transtornos de ansiedade podem ficar tão intensos que além da pessoa ter sintomas psicológicos, pode chegar a ter sintomas físicos também, como se o corpo estivesse respondendo com um pedido de ajuda.

Alguns sintomas psicológicos são: ter a sensação que algo ruim está prestes a acontecer, medo excessivo, problemas para dormir, falta de concentração, ficar tenso ou nervoso, irritabilidade e inquietação.

Como sintomas físicos a ansiedade causa: falta de ar, respiração ofegante, boca seca, dor de barriga, enjoos, dor ou aperto no peito, alteração nos batimentos cardíacos, suor em excesso, tremores nas mãos e outras partes do corpo, muito cansaço e fraqueza.

Os transtornos de ansiedade também causam ataques de pânico e crises de ansiedade, principalmente quando a pessoa tem síndrome do pânico, e alguns dos sintomas são:

  • sensação de morte;
  • tonturas;
  • problemas gastrointestinais;
  • aumento dos batimentos cardíacos;
  • sentimento de nervosismo ou pânico em excesso;
  • aumento da respiração.

Às vezes os sintomas podem chegar a ficar tão intensos que a pessoa acaba achando que pode estar tendo um infarto ou algum outro problema cardiovascular.

O que fazer para ajudar alguém com sintomas de Ansiedade?

Related Posts
1 De 29

Se você notar que alguém com quem convive está com sintomas de ansiedade, dê mais ouvidos a essa pessoa, deixe ela desabafar com você, demonstra estar preocupado de forma sincera, tente distrair a pessoa com lembranças agradáveis, faça um convite para dar um passeio e distraia a pessoa. Esses gestos irão ajudar muito a amenizar os sintomas e fazer a pessoa se sentir melhor.

Quais são os tipos de ansiedade?

Existem alguns tipos de ansiedades, e, segundo Freud, ela pode ser classificada em três tipos: Realista, Moral e Neurótica.

Realista

É quando a pessoa tem medo de alguma coisa do mundo externo, algo que exista.

Moral

A ansiedade moral é aquela causada pela culpa de ter feito algo, e acabar sendo punido.

Neurótica

Já a ansiedade neurótica é o medo de algo que não se sabe ao certo, de algo que pode ou não existir.

Ansiedade tem cura?

Não é que a ansiedade tenha cura, mas com o tratamento certo, e em alguns casos até medicações, a pessoa pode levar uma vida super normal, e ficar livre das crises de ansiedades.

Como é o tratamento?

Se a causa da ansiedade for uma doença física, o tratamento adequado já trará melhoras para seu quadro, porém se a pessoa sofre de transtornos de ansiedade, existem alguns tipos de tratamentos, como psicoterapia, remédios para ansiedade como antidepressivos e ansiolíticos por exemplo, e até tratamentos naturais, como pequenas mudanças no estilo de vida que vão fazer toda a diferença na saúde mental da pessoa.

Se você suspeitar que possa estar com sintomas de transtornos de ansiedade, a melhor coisa a se fazer é marcar uma consulta com um profissional da area para que ele possa te diagnosticar e se caso for necessário, começar um tratamento.

Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy