O que objetiva o exame de colonoscopia?
O exame de colonoscopia tem uma técnica muito parecida com a endoscopia, mas seu objetivo é examinar principalmente o intestino grosso, a fim de descobrir doenças que possam estar presentes nele.
O que é o exame de colonoscopia?
O exame de colonoscopia é feito através de imagens, e é um procedimento considerado seguro que irá examinar por exemplo o intestino grosso e o íleo terminal. Normalmente quem solicita o exame de colonoscopia pode ser um gastroenterologista, clínico geral, oncologistas e proctologistas. Esse exame tem como objetivo diagnosticar doenças como infecções, pólipos e tumores.
Para que serve o exame de colonoscopia?
Como já foi visto, o exame de colonoscopia é feito por todo intestino grosso e no final do intestino delgado através de imagens, que irão investigar se existe algum problema ou alteração.
Com ele também pode ser feita a retirada de tecidos para biópsia, assim como também a realização de procedimentos simples como a remoção de pólipos intestinais, que recebe o nome de polipectomia.
Quando deve ser feito o exame de colonoscopia?
O médico indicará a realização do exame de colonoscopia quando o paciente estiver com suspeitas de doenças no intestino reto ou no grosso, como câncer do cólon, úlceras, pólipos intestinais, síndrome do intestino irritável, colite, retite ou doença de crohn.
As pessoas que não tem histórico de câncer de cólon na família, deve adotar o exame de colonoscopia em seus exames rotineiros a partir dos 45 anos, para ser feito o rastreamento. Mas se a pessoa tem parentes que já tiveram essa doença, o ideal é que a pessoa comece a fazer esse exame 10 anos antes da idade que o parente tinha quando recebeu o diagnóstico do câncer do cólon.
O exame de colonoscopia então pode ser um preventivo para o câncer de cólon, pois o médico pode detectar e remover os pólipos que podem acabar evoluindo para esse tipo de câncer.
Cuidados antes do exame de colonoscopia
Normalmente, um dia antes do exame de colonoscopia é pedido ao paciente que ele tenha uma alimentação bem leve e líquida, como sopas e caldos, por exemplo. Também é necessário tomar laxativos, pois é importante que o intestino esteja totalmente sem resíduos para que as imagens obtidas no exame sejam nítidas.
No dia do exame o paciente deve apenas ingerir líquidos, como suco de limão, água normal ou água de coco. Para ter certeza que o preparo foi feito corretamente é só reparar nas fezes, elas devem estar bem líquidas e quase incolores.
Como é realizado o exame de colonoscopia?
O exame de colonoscopia é feito com o paciente sedado, onde é introduzido um colonoscópio pelo anus com uma minicâmera na ponta. O colonoscópio é um tubo bem flexível, que tem 1 metro de comprimento e 1 centímetro de diâmetro.
Esse tubo é guiado até chegar ao ceco, ou até o íleo terminal, e durante todo o trajeto as imagens vão sendo gravadas e transmitidas em um monitor. Além de ser um exame seguro, como já foi citado, o paciente não sente nenhuma dor.
Cuidados pós exame de colonoscopia
Assim que acaba o exame de colonoscopia o paciente é liberado, mas é importante que ele esteja com acompanhante, pois os efeitos sedativos e anestésicos podem demorar um pouco para passar.
A alimentação deve ser leve, e caso tenha sido retirado no exame algum tecido para biópsia, ou a remoção de pólipos, pode acontecer pequenos sangramentos, que é algo super normal. Além disso, podem ocorrer gases e desconforto abdominal, mas se o paciente sentir náuseas e até chegar a vomitar, ele deve procurar um médico.
O exame de colonoscopia pode ser feito pelo SUS?
Sim, o exame de colonoscopia pode ser feito pelo SUS, mas para conseguir marcar esse exame, será necessário a apresentação do encaminhamento médico.
Se você sentir alguma alteração no seu funcionamento intestinal é bom procurar um médico para te avaliar. Hábitos saudáveis também fazem toda a diferença para evitar essas doenças, como o câncer de cólon por exemplo.