Talvez seu molho de tomate ou sua receita não tenha saído como o esperado porque você usou o tomate errado, sabia? Pois é, existem vários tipos de tomate, como o cereja, o italiano, o Débora, entre outros. Você precisa ficar atento a qual deve usar em cada ocasião para que, assim, não haja mais erros.
O que é o tomate e qual a sua origem?
Por ser muito utilizado em saladas, houve algumas confusões sobre o que é o tipos de tomate, muitos o consideram como um legume, porém, o tomate é uma fruta.
Devido ao fato de ser famoso na Itália, o país das massas com molho de tomate, as pessoas pensam que a sua origem é de lá, mas ele surgiu na América do Sul, na Cordilheira dos Andes.
Essa fruta chegou até aos europeus no século XVI. Os italianos revolucionaram o uso do tomate como alimento e o batizaram de pomo d’oro (pomo de ouro em português). É possível encontrar marcas de molhos de tomate ou receitas com esse nome – pomodoro.
Quais os benefícios do tomate?
O tomate tem nutrientes, como vitaminas e minerais, e possui muitos benefícios, sendo eles: é um alimento que auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, ajuda a evitar retenção de líquidos e, como possui poucas calorias e gordura, é um grande aliado das dietas de emagrecimento.
Quais os tipos de tomates e como usar?
Veja abaixo quais são os tipos de tomates e como usá-los:
Tomate Carmem
Conhecido como tipos de tomate longa vida por ter uma boa duração durante o armazenamento. Ele, por ser mais aguado que outros tomates, não é recomendado para saladas, mas sim para molhos, e é um dos tipos mais comercializados em solo brasileiro.
Tomate caqui
Possui um frescor em seu sabor, com um leve toque de acidez. Ele é muito indicado para uso em vinagretes e guacamole.
Tomate holandês
É o famoso tomate que vemos em desenhos e fotos, devido à presença do raminho verde. Ele é comercializado desta mesma forma, não é muito ácido e é bem adocicado, sendo indicado para molhos, pratos quentes e saladas.
Tomate Débora
Tem mais sementes que o tomate italiano e é mais ácido do que o tomate Carmem. O tomate Débora é um dos tipos ideais para salada, pode, também, ser utilizado para molhos, mas, nesse caso, o resultado não é tão bom quando comparado ao tomate italiano.
Tomate italiano
O próprio nome já indica para que esse tomate é recomendado, não é mesmo? O tomate italiano é a melhor opção para fazer molhos, ele tem um formato mais alongado, é mais carnudo e tem bastante sementes. Mas tem pouca durabilidade, então, a dica é comprá-lo próximo de quando será consumido.
Tomate cereja
É um tomate tamanho mini. Ele é utilizado para espetinhos e, até mesmo, para decorar e colorir alguns pratos.
O tomate cereja tem um sabor refrescante e é mais aguado que outros, ideal para saladas, espetinhos e canapés.
Tomate sweet grapes
Por falar em tomatinhos, o tomate sweet grapes também é um deles e tem o formato parecido com o da uva, por isso o nome. Não se engane pelo tamanho, ele é bem carnudo e adocicado, é como uma versão miniatura do tomate italiano.
Agora ficou mais fácil acertar em suas receitas, usando os tipos de tomate corretamente. Caso não conheça todos, fica a dica para experimentá-los.