Qual a dieta ideal para a gastrite: alimentos que podem ou não
Quem tem gastrite sabe como esse problema pode ser incômodo. O desconforto causado pelos sintomas da doença podem atrapalhar o dia de qualquer pessoa. Por sorte, a gastrite não é algo tão grave e mudanças simples na rotina podem ajudar bastante a amenizá-la. Essas mudanças passam, principalmente, pelo estabelecimento de uma dieta que não agrida o estômago doente. Saiba mais sobre isso ao longo do texto
O que é a gastrite e seus sintomas?
A gastrite nada mais é do que a inflamação de uma parte do estômago, mais especificamente da mucosa que reveste o órgão. Os sintomas da doença geralmente são dores de barriga, enjoos, perda do apetite, sensação de empachamento e de queimação, e até vômitos.
As causas do problema estão ligadas à alimentação ou ao consumo de determinadas substâncias. Ingestão de bebidas alcoólicas, fumar, estar submetido a situações estressantes, usar alguns medicamentos específicos (mais notoriamente os anti-inflamatórios), e ter contato com a bactéria H. pylori (que pode ser encontrada em alguns alimentos), são alguns exemplos de coisas que levam à gastrite.
Quais alimentos ideais num cardápio de quem tem gastrite?
Como a gastrite é um problema que atinge o estômago, é muito importante ficar atento ao que se consome, para, assim, evitar agravar a situação. Nesse cenário, alguns alimentos são ideais para estar presentes na dieta de quem sofre com os desconfortos da gastrite.
Basicamente, os produtos indicados nesse contexto são aqueles que possuem fácil digestão e são pobres em gorduras. Frutas são permitidas, mas deve-se evitar as que têm uma composição mais ácida, como laranja, limão e abacaxi, por exemplo. Vegetais, como legumes cozidos, também são liberados.
Outras coisas que entram nessa lista são: carnes magras, leite desnatado, grãos integrais, café descafeinado, queijos brancos (pobres em gorduras), temperos naturais, iogurte natural integral e alguns chás, como o de camomila, por exemplo.
Lista de alimentos para evitar contra a gastrite?
Também é importante ficar atento aos alimentos e outros produtos que devem ser evitados. Entre eles estão os refrigerantes e sucos prontos, carnes processadas, molhos prontos, álcool, comida muito açucarada, queijos gordurosos, farinhas brancas, frutas ácidas, comida congelada, entre outras coisas.
No geral, os alimentos menos naturais (processados e multiprocessados), ricos em açúcar e gordura e também remédios e drogas devem ser evitados ao máximo.
Dicas simples contra a gastrite
Além de se preocupar com o que é ingerido efetivamente, as pessoas que sofrem com gastrite também podem adotar alguns comportamentos para atenuar o problema. Mastigar bem a comida é um deles. Essa prática ajuda na digestão dos alimentos e evita que o organismo precise de muito suco gástrico.
Dividir bem a alimentação em várias refeições ao longo do dia também ajuda bastante. Isso acontece porque, com a ingestão regular de alimentos, o suco gástrico do estômago não ataca a mucosa do órgão. Caso o indivíduo demore a comer e fique de “barriga vazia”, essa substância pode agredir a mucosa e causar, ou agravar, a gastrite.
Evitar fumar também é importante, além de praticar exercícios físicos, não exagerar no consumo de medicamentos de uma forma geral e evitar gordura em excesso. Todos esses hábitos simples podem realizar toda a diferença para quem sofre com a gastrite.
Por fim, e não menos importante, é interessante saber qual é a real causa do problema. Muitas vezes a gastrite não está associada à alimentação, mas as rotinas estressantes, ansiedade e consumo de álcool e cigarro. Portanto, conhecer a fonte do problema ajuda a combatê-lo. De qualquer forma, sempre procure um médico para tratar o problema.