Termogênico: o que é e como o termogênico pode aumentar o gasto calórico?
O termogênico é uma substância que pode ser muito útil para pessoas que querem emagrecer. Perder peso de forma saudável pode ser um grande desafio, por isso, conhecer formas de acelerar esse processo te ajudará a alcançar de forma ainda mais rápido o seu objetivo.
A principal forma de perder peso é aumentando o gasto calórico. Nesse caso, consumir substancias termogênicas pode ajudar. Então, vamos entender como funciona o gasto calórico e de que forma a termogênese pode modificá-lo.
O que é o gasto calórico?
É simplesmente a energia que o corpo utiliza para realizar suas atividades diárias, como trabalhar, se exercitar ou digerir um alimento. Qualquer tipo de atividade que realizamos durante um dia, exige uma determinada quantia de energia. Portanto, quanto mais atividades forem feitas, maior será o gasto calórico.
Mas além da energia gasta em possíveis atividades, temos a Taxa Metabólica Basal. Esse processo se refere a energia gasta pelo organismo para manter os órgãos vitais funcionando. Ou seja, se o individuo não fizer nenhum tipo de atividade durante o dia, a única energia gasta é a que os órgãos devem utilizar para funcionar.
Como aumentar o gasto calórico?
A principal forma de aumentar o gasto calórico é praticando atividades físicas regularmente, porque quando nos exercitamos o nosso metabolismo acelera, o que aumenta o gasto calórico.
Para isso, uma das melhores opções de atividade é a musculação que, além de expandir a sua força e resistência, aumenta de forma considerável o seu gasto calórico. Mas o que fazer quando não tiver motivação para se exercitar?
Para isso, temos o pré-treino. Além de aumentar a sua energia e motivação, o pré-treino também lhe proporciona maior resistência muscular, isso te ajuda a treinar por mais tempo e aumenta o gasto calórico.
Por que o gasto calórico é tão importante em uma dieta?
Definir o gasto calórico é fundamental para fazer uma dieta adequada usando termogênico. Afinal, quanto mais alimentos ingerimos durante um dia, mais energia teremos para gastar. Se essa energia não é gasta, ela se acumula, e provoca o aumento do peso.
Portanto, definir o seu objetivo é fundamental para fazer uma dieta com termogênico. Se você quer perder peso, precisa ingerir menos calorias diariamente, esse processo é chamado de deficit calórico, e ocorre quando a quantidade de carboidratos caem em relação às proteínas presentes na dieta.
Já aqueles que querem ganhar massa muscular, ou seja, aumentar o seu peso de forma saudável, fazem o processo contrário, chamado de superavit calórico. Nesses casos, a ingestão de carboidratos na dieta deve ser maior.
Esportes e gasto calórico: qual a relação?
Como mencionamos, a prática de atividades físicas está diretamente relacionada ao aumento do gasto calórico. Mesmo que tenha uma boa dieta acompanhada de suplementos termogênico, a perda de peso não será tão notável sem a prática de exercícios, a qual é a melhor forma de aumentar o gasto calórico e diminuir o peso de forma saudável.
Portanto, pratique atividades físicas, defina o seu objetivo e consulte um nutricionista para planejar a sua dieta em conjunto com os suplementos, se assim necessário. Isso vai te ajudar a alcançar todos os resultados que deseja com o seu corpo.
Termogênicos no gasto calórico: como pode ajudar?
Além das atividades físicas, consumir substâncias com termogênico também aumentam o gasto calórico. O processo de transformar as calorias da dieta em energia, gera calor e quanto mais calor um alimento gera durante esse processo, maior é a sua capacidade termogênica e o seu gasto calórico.
Além de aumentar o gasto calórico durante o processo de digestão dos alimentos, o termogênico também estimula a prática de exercícios em maior intensidade, que também promove o gasto calórico. A termogênese é provocado por substâncias existentes nos alimentos, e também podem ser encontradas nos suplementos, que realizam o mesmo processo.