Saiba se a vacina particular é igual à do posto de saúde!

4

Diante dos dois anos de uma pandemia que ainda se estende pelo país, a discussão acerca da vacinação ganhou diferentes palcos de debate, e um deles foi, na iminência do descaso com a compra de vacinas pelo Governo Federal, o papel da vacina particular.

Afinal, para além do COVID-19, existem diferenças entre as vacinas oferecidas gratuitamente e a vacina particular? Para tirar essa dúvida, acompanhe o post a seguir!

Qual é a diferença entre uma vacina particular e uma vacina do posto de saúde?

A principal diferença entre a vacina particular e a vacina do posto de saúde diz respeito a como cada fórmula é desenvolvida e a capacidade de oferta das vacinas.

qual é a diferença entre uma vacina particular e uma vacina do posto de saúde
Vacina particular. Fonte/Reprodução: original

Além disso, há também indicações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que não são distribuídas pelo sistema público.

Por fim, podem existir sim diferenças quanto à qualidade delas, visto que diferentes laboratórios ou empresas farmacêuticas têm suas particularidades.

Por que algumas pessoas optam por se vacinar em postos de saúde?

Para além de gratuitas, as vacinas em postos de saúde tem um acompanhamento social maior, visto que o atendimento para a saúde se dá no âmbito mais focalizado, da família, o que faz com que várias pessoas se sintam mais próximas ao atendimento.

Related Posts
1 De 29

Além disso, os programas e serviços do SUS são para todos, independente de renda, visando uma abrangência maior da população. Apesar disso, há sim várias vacinas ofertadas pela rede de saúde privada, tão eficazes quanto.

Quais são as vantagens e desvantagens de se vacinar em uma clínica particular?

Uma das maiores diferenças entre a vacina particular e a vacina do SUS são as suas composições, pois, na grande maioria das vezes, as vacinas do SUS são compostas por componentes das células das bactérias inteiros, fazendo com que seus efeitos colaterais sejam mais sentidos.

Em paralelo, a vacina particular trabalha com o uso acelular delas, fazendo com que os sintomas pós-vacina sejam mais leves, causando um maior conforto ao vacinado.

Além disso, as recomendações vacinais de aplicação muitas vezes não são ofertadas de forma completa pelo SUS. Não que haja uma diferença de eficácia da vacina em si, mas caso o quadro vacinal não esteja completo, pode haver sim uma proteção mais reduzida.

Existe alguma diferença na eficácia das vacinas entre os postos de saúde e as clínicas particulares?
A vacina particular e a vacina do posto não tem uma diferença em relação à sua eficácia. As diferenças permanecem nas composições.

Além disso, no esforço para promover a erradicação de determinadas doenças e alcançar diversas comunidades, o SUS promove campanhas de vacinação nos postos de saúde e outros espaços de forma totalmente gratuita.

Apesar da rede privada oferecer a mesma variedade de vacinas, ela conta com uma capacidade física menor e, algumas vezes, um alto custo monetário.

De todo modo, a vacinação é uma garantia da sua saúde e dos seus filhos, amigos e parentes. Graças ao movimento antivacina que tem aumentado expressivamente, doenças como a poliomielite, ou paralisia infantil, que até então estavam erradicadas no território nacional, retornaram a assolar parte das crianças brasileiras.

Agora que você já sabe as diferenças entre a vacina particular e aquelas ofertadas pelo SUS, não deixe de checar a sua carteira de vacinação e confirmar se você não precisa de reforços ou outras vacinas!

Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy