Veja o melhor cardápio para quem tem refluxo gástrico
Sabe aquela queimação do estômago que dá após comer e a vontade de regurgitar rapidamente? O nome disso é refluxo gastroesofágico e é comum de acontecer, principalmente se as pessoas têm uma dieta pobre de fibras e nutrientes ou que costumam se alimentar com comidas que causam gases ou irritação no estômago. Uma das maiores causas pode ser a ingestão de frituras, fast food e alimentos ricos em gorduratrans.
Agora, portanto, você vai saber como se alimentar e evitar o refluxo gástrico.
Quais alimentos ideais para que tem refluxo
O refluxo gastroesofágico pode ser evitado a partir de algumas ações simples, uma delas é uma boa alimentação. Assim, eles precisam comer alimentos que provoquem menos acidez e também trazer nutrientes que evitem a desidratação.
Então, é recomendado que os alimentos sejam ricos em frutas, leguminosas, folhas verdes, carboidratos, sementes e grãos.
Porque é importante que tem refluxo elaborar dieta saudável
Os nutricionistas recomendam uma alimentação ricas em fibras e com nutrientes e vitaminas que cessam o transtorno intestinal, além de carboidratos para gerar energia e consequentemente, metabolismo para que a pessoa fique saudável mais rápido.
Além disso, alimentos ricos em fibras ajudam a acelerar o funcionamento do intestino e a eliminação de alimentos que provocaram a acidez rapidamente.
Montando cardápio de refeições para controlar o refluxo
Para que o refluxo seja controlado, precisa que o café da manhã, almoço e jantar, além dos lanches, precisam ser alimentos ricos em fibras e nutrientes, além de incluir alguns carboidratos, leguminosas, grãos e também frutas.
No café da manhã, por exemplo, é bom um copo de leite com amêndoas, torrada com pão integral e bananas cortadas em rodelas. Hora do almoço pode ser peito de frango grelhado, arroz integral, alface e um caldo de feijão.
Já o jantar inclui salada verde com grãos, vitamina de banana ou torrada integral. Para lanchar, é ótimo comer frutas, vitaminas de banana ou abacate e também a ingestão de chás, como o de camomila e gengibre.
Que alimentos evitar para não ter o refluxo
O refluxo gástrico é causado quando o ácido do estômago se direciona ao esôfago, provocando a incômoda azia, dando aquela sensação de queimação. Mas, por que isso acontece? Na parte do esôfago e o estômago existe uma estrutura chamada esfíncter que impede que os alimentos voltem para o início do sistema digestivo. Quando essa válvula apresenta desgaste, provoca o refluxo. Por isso, tem que ficar de olho em alimentos que provocam acidez no sistema digestivo.
Por isso, é importante evitar frituras, comidas junkie foods, geleias, manteiga e outros alimentos industrializados. E dê uma pausa no café, pois ele pode intensificar a acidez na região estomacal.
Lembrar que a dieta depende do biotipo da pessoa, idade, gênero e se é uma pessoa sedentária ou ativa fisicamente. Se está com refluxo, procure imediatamente um médico para diagnosticar o seu problema.
Veja algumas dicas a ajudar contra o refluxo
Além de melhorar a sua dieta, o refluxo pode ser controlado a partir de algumas medidas simples. Uma delas é melhorar a mastigação, pois quanto mais os alimentos estiverem mastigados melhor será a absorvição de nutrientes e a digestão será mais completa. Sem contar que evite tomar medicamentos antiácidos em excesso, pois eleva riscos de outras doenças, como anemia, osteporose e, inclusive, causar insuficiência renal.
Agora que você sabe o cardápio necessário para evitar o refluxo, compartilhe este texto para mais pessoas ou deixe o seu comentário sobre o assunto.