Como tratar a vergonha de ir ao médico!

2

Uma das coisas mais naturais da vida é a ida ao médico quando se está doente ou tenha necessidade de tratar a saúde e fazer exames de rotina, mas, para algumas pessoas isso pode ser um grande pesadelo, isso porque existem casos de pessoas com vergonha de ir ao médico.

Mas, tal problema não deve ser levado como brincadeira ou motivo de zombaria, o caso é bem sério e pode impossibilitar pessoas de fazer algo tão comum e tão necessário como ir ao médico. Pensando nisso, fizemos esse post com dicas de como tratar a vergonha de ir ao médico, conhecida como síndrome do jaleco branco.

Motivos mais comuns de ter vergonha de ir ao médico

Alguns motivos podem ser fatores que desencadeiam a vergonha de ir ao médico. Veja abaixo os mais comuns:

Experiência negativa

Ouvir ou passar por um mau atendimento e presenciar eventos traumáticos podem gerar uma experiência negativa e com isso ser um motivo para ter vergonha e apreensão em retornar ao médico.

Informações negativas sobre a medicina

A internet está cheia das mais diversas opiniões, sendo positivas ou negativas basta saber filtrá-las, até mesmo porque muito do que se lê não é verdade.

motivos mais comuns de ter vergonha de ir ao medico
Os motivos podem ser inúmeros, mas é perigoso não ir. Fonte/Reprodução: original

Ter acesso a informações ou relatos negativos de erros médicos, cirurgias que não deram certo, efeitos colaterais de medicamentos ou algo sobre a medicina em geral pode acarretar esses conflitos.

Resistência em abandonar vícios

Pessoas que são dependentes de algum vício como drogas, bebidas alcoólicas, medicamentos, substâncias ou até mesmo alimentação ruim podem ter essa vergonha de ir ao médico, isso porque com certeza o profissional da saúde ao ter ciência do quadro poderá receitar tratamentos contra esses vícios, coisa que alguém nesse estado não quer fazer, mesmo que isso seja para o seu próprio bem.

Acha que vai ser julgado

O dever do médico é ajudar e tratar, não julgar. Além disso existe um código de ética médico muito sério e nele temos o conhecido sigilo médico, saiba que nada do que for falado com o seu médico poderá ser exposto em outro lugar ou com outra pessoa.

Related Posts
1 De 37

Autoestima

Uma pessoa que não se vê de uma boa forma ( e isso não tem nada a ver com peso ou algo do tipo, mas sim ponto de vista), automaticamente pode se retrair e ter vergonha de se expor a qualquer outra pessoa e isso inclui o próprio médico.

Quais sintomas de quem tem vergonha de ir ao médico

Estudos apontam que pessoas que tem vergonha de ir ao médico ou a síndrome do jaleco branco possuem um comportamento fácil de ser identificado por conta de alguns sintomas como:

  • tontura e náuseas,
  • tremedeira, 
  • taquicardia;
  • tensão muscular;
  • aumento da pressão arterial;
  • agitação, ansiedade e descontrole físico e emocional.

As crianças podem apresentar gritos e choros também. Esses comportamentos e reações podem ser gerados na presença de médicos, enfermeiros, dentistas ou outros profissionais de saúde.

Riscos de ter vergonha de ir ao médico

Caso não busque o tratamento para a síndrome, o paciente só tende a piorar o seu quadro literalmente em todos os sentidos, isso porque evitando de ir ao médico, fazer seus exames de rotina e devido acompanhamento, ele pode ser acometido de alguma doença ou enfermidade que deve ser tratada por um profissional da saúde e não fazendo o devido acompanhamento esse quadro pode avançar de forma até mesmo fatal.

Além disso, um dos riscos de não tratar a vergonha de ir ao médico é de uma síndrome que pode ser tratada, ela pode evoluir para problemas piores como ataques de pânico, crises de ansiedade e depressão.

Dicas de como tratar a vergonha de ir ao médico

A melhor forma de tratar a vergonha de ir ao médico é começar a trabalhar o psicológico de quem a possui, com muita calma e paciência alguns métodos podem ajudar como:

  • Terapia em grupo;
  • Técnicas de relaxamento;
  • Consultas em locais diferentes, que não lembram hospitais;
  • Companhia de pessoas em quem confia durante a consulta;
  • Consultas e exames com profissionais que não utilizam o vestuário médico (o jaleco branco).

A ida ao psicólogo também é uma boa opção, usando a terapia seja individual ou em grupo e técnicas de relaxamento, o paciente poderá assim dar os primeiros passos para tratar a síndrome.

A vergonha de ir ao médico é mais comum do que se pensa, caso a tenha ou conheça alguém que apresenta esse quadro, dê os primeiros passos com muita calma e paciência ela pode ser tratada e  com isso, a única pessoa beneficiada é o próprio paciente por vencê-la e conseguir cuidar da sua saúde devidamente.

Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy