Comidas com carboidratos a noite ajuda a engordar?
Carboidrato é um dos três fatores macronutrientes de que todo organismo precisa, os outros são proteínas e gorduras. Eles são tão fundamentais para a saúde, quanto são perigosos, pois, são a causa de problemas como obesidade e diabetes.
Primeiro você precisa entender que as principais categorias de carboidratos são as fibras, amidos e açúcares. A principal missão desses carboidratos é transformar a glicose em energia para o funcionamento do nosso corpo, podem também ser transformados em gorduras, fazendo com que sejam usadas como energia sucessivamente.
O que são os carboidratos?
São biomoléculas que tem grande importância biológica, formam a classe de biomoléculas que é constantemente abundante para o nosso planeta. Moléculas formadas por oxigênio, hidrogênio e carbono, de onde denominam hidratos de carbono.
As principais fontes de energia para células, adquirimos nos carboidratos, chamados glicídios, hidratos de carbono ou açúcares, geralmente encontrados em alimentos vegetais, como feijão e batatas, podemos diferenciar os glicídios a partir de três grupos, os critérios são tamanho e organização; polissacarídeos, dissacarídeos e monossacarídeos.
Quais alimentos são ricos em carboidratos?
Existem carboidratos simples e carboidratos complexos, os alimentos ricos em carboidratos simples são; mel, xarope de milho, açúcar comum, açúcar demerara, massas de macarrão, nhoque, lasanha, pizza, arroz branco. Frutas; abacaxi, banana e melancia. Vegetais; beterraba, abobora, batata, entre outros.
Chocolate, pipoca, refrigerante, sorvete, suco de laranja, bolos, balas, tortas, doces geralmente, pão francês, brioches, broas, pão de queijo, entre outros.
Os carboidratos complexos são; arroz e macarrão integral, arroz com grãos, pães com sementes ou integrais, quinoa, grão-de-bico, lentilha, feijão, ervilha, cereais naturais com aveia, farinha de banana-verde, vegetais como brócolis, repolho, couve-flor, tubérculos como batata-doce com a casca, inhame e mandioca, frutas como kiwi, pera, morango, limão, banana, tangerina, mamão, ameixa, pêssego e pitaya.
O que são carboidratos bons e ruins?
Se você já escutou algo sobre carboidratos bons ou ruins, posso te informar que essa não é a maneira correta de expressão. Um exemplo, uma pessoa está sofrendo de crise hipoglicêmica, que resulta em pouco açúcar no sangue, uma pequena bala é bem-vinda, já que nesse caso o açúcar é liberado na corrente sanguínea, fazendo com que a pessoa melhore.
A organização mundial da saúde, sempre recomenda ingerir no máximo 25g de açúcar por dia, consumir guloseimas com frequência em quantidades maiores pode levar a muitas doenças crônicas como a diabetes. Podemos citar opções mais saudáveis e podem ajudar de imediato a controlar uma crise e conseguir oferecer mais nutrientes, vitaminas, sais minerais e fibras.
Preciso destacar que a categoria mais correta em diferenciar essas comidas, não será necessariamente quais alimentos possuem carboidratos bons, contra os ruins, em constante, essa classificação se adéqua em separar alimentos ricos em carboidratos complexos dos carboidratos simples.
Quais são os carboidratos ruins?
Quando falamos de necessidade em diminuir o consumo de carboidratos para emagrecer ou ter um controle de sua própria saúde, fazemos referencia aos carboidratos simples.
Para entender a quantidade específica de carboidratos que deve ingerir diariamente na rotina alimentar, o mais indicado é procurar um nutricionista ou seu próprio médico. Terá que avaliar fatores como sexo, idade, saúde metabólica, cultura alimentar, necessidades, preferencias pessoais e atividades físicas, e então conseguirá uma dieta específica para atender aos objetivos.
Tendo o entendimento do que fazer, agora podem adquirir o entendimento dos alimentos que precisam ser evitados, os considerados carboidratos ruins. São eles; bebidas adocicadas (refrigerantes), biscoitos, bolos, pão branco, batata frita, massas refinadas, sorvetes, chocolates e doces.
Consumir carboidratos à noite engorda ou não?
O excesso de calorias que uma pessoa consome durante o dia é o que faz alguém engordar. Café, almoço, jantar e lanches entram na conta. Consumir uma quantidade de energia bem maior do que o corpo gasta, fará total diferença na balança, não importa de que macronutriente falarmos, gordura, proteína ou carboidrato, qualquer um pode ter efeito, não importa em qual horário.
Quais são os alimentos com carboidratos que engordam?
Quanto mais simples for o carboidrato ingerido pela pessoa, maior será o acumulo de gordura na barriga. Batata inglesa, macarrão, granola com açúcar, bebida alcoólica, sobremesa, pão branco, entre outros mais simples, sempre vai ocasionar em gordura e não saúde.