A saúde bucal, muitas vezes, está ligada à estética dos dentes pelo público – no entanto, é importante saber que ela vai muito, além disso. Ter uma saúde bucal previne doenças não só na região oral como, também, em outras partes do corpo.
Por isso, investir e se dedicar a cuidar da saúde bucal deve ser um dos deveres do dia a dia. Fazer a escovação dos dentes após cada refeição é umas das dicas importantes para que a boca, os dentes e a língua se mantenham saudáveis.
Além disso, a ida ao dentista também contribui para que a saúde bucal seja analisada pelo profissional. Afinal, há alteração que apenas o dentista pode analisar, indo além do mau hálito, que é de fácil percepção, por exemplo.
Definição de saúde bucal
A definição da saúde bucal vai muito além dos cuidados com os dentes. Segundo estudos, a saúde bucal também engloba funções como: sorrir, falar, se alimentar e se expressar. Porém, para que o indivíduo siga uma vida saudável e confortável, os cuidados com a saúde bucal devem ser diários.
Para que todas as ações citadas sejam feitas de forma ágil e sem dificuldades, é importante que não haja dores de dentes. Isso porque, as dores dificultam a fala e, consequentemente, diminuem a capacidade do seu humano de se expressar.
Mas, a dor de dente é apenas um dos sintomas que impossibilitam a saúde bucal correta. O mau hálito e os dentes manchados, por exemplo, são outros fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas.
Importância de se cuidar da saúde bucal
Como dito anteriormente, a saúde da boca reflete não apenas na região bucal como também no restante do corpo. Quando os dentes não estão sendo bem tratados, questões ligadas ao organismo, bem-estar e até mesmo estético são prejudicados.
Por isso, é mais do que importante estar atento aos sinais de uma boca saudável e as práticas diárias importantes. Além disso, consultar um dentista periodicamente evita que problemas mais sérios, como cáries, canal ou, até mesmo, câncer bucal, aconteçam.
Principais agravos a saúde bucal
Os cuidados errôneos ou deixados de serem realizados na região da boca podem acarretar desde problemas leves até sérias patologias em diversas regiões do corpo. Por isso, é importante conhecer os perigos que podem acontecer como consequência da falta de higienização no local.
Cáries
As cáries são antigas conhecidas do dentista, afinal, elas são assunto desde a primeira consulta no dentista. A melhor forma de evitar a cárie, é a escovação e o uso de fio dental após as refeições. Desta forma, o acúmulo de biofilme nos dentes se torna inexistente e evita a proliferação de bactérias.
Doenças periodontais
As doenças periodontais se tratam de inflamações na gengiva e possuem diversos níveis de inflamação – desde a mais moderada até a mais grave. Neste caso, o uso do fio dental auxilia na limpeza próxima à gengiva e evita que ocorram inchaços, vermelhidão e até sangramento na área.
Aftas
As aftas também estão ligadas ao sistema imunológico do indivíduo e, é claro, a má higienização da boca pode piorar o problema. Quando se está com afta, é importante que a limpeza bucal seja feita de forma cautelosa e sem o uso de enxaguante bucal, que pode piorar o problema.
Mau hálito
O mau hálito também é um antigo conhecido e evitá-lo é mais simples do que se parece. Um dos motivos do mau hálito acontece devido a placas bacterianas que se instalam nos dentes. Essas placas são evitadas com a escovação diária ou, quando já existentes, podem ser retiradas por um dentista, na limpeza feita pelo profissional em seu consultório.
Câncer bucal
O câncer bucal pode acontecer por diversos motivos e pode ser piorado quando a saúde bucal não está em dia. Normalmente, ele pode ser identificado quando há o aparecimento de caroços na região e, por isso, quando há qualquer anormalidade na região da boca, o indicado é que se procure um profissional para realizar a avaliação.
Como a saúde bucal afeta o corpo humano?
Todo o corpo humano está interligado e a boca é a região por onde entram todos os alimentos e, consequentemente, bactérias. Por isso, a saúde bucal tem ligação direta com o bem-estar e a saúde em geral.
As enfermidades como pneumonia e piora diabética tem ligação direta com a saúde bucal. Outro ponto importante a ser destacado é quando as bactérias acabam sendo absorvidas, através da boca, e chegam ao sistema sanguíneo, oferecendo problemas ao coração.
Como cuidar da saúde bucal
Os cuidados com a saúde bucal vão desde ações diárias, como a escovação após as refeições, assim como a ida ao dentista. Vale lembrar que a consulta com um profissional não deve ser feita apenas quando algo de errado for notado, mas também existem as consultas preventivas.
Desta forma, qualquer problema que esteja apenas com indício de acontecer, pode ser evitado com a ajuda do profissional. Por fim e, não menos importante, hábitos saudáveis, como a alimentação, contribuem para que a saúde bucal esteja em dia.