O que pode causar mau cheiro no umbigo?

1

O umbigo é uma parte do corpo humano que normalmente é mais úmida e em muitos casos, quando seu formato é mais fundo, acaba sendo mais fechado também, ou seja, é um local onde bactérias gostam de ficar. Sendo assim, se ele não for bem higienizado, pode acabar dando mau cheiro, e no pior dos casos, pode acabar aparecendo feridas, inflamações e infecções.

É importante que a pessoa esteja sempre de olho, e repare se tem algo estranho com seu umbigo. Se você perceber alguma secreção (amarela, branca, ou verde) saindo, vermelhidão, inchaço, coceira, ou até mesmo dor, talvez seja a hora de procurar um médico de confiança.

Possíveis causas do mau cheiro no umbigo?

Existem algumas causas de mau cheiro no umbigo como, por exemplo, foliculite, diabetes, má higiene, piercing inflamado, infecções, entre outras, que devem receber uma maior atenção, para que não haja problemas maiores no futuro.

possíveis causas do mau cheiro no umbigo

Fonte/Reprodução: original

Foliculite 

Para quem não sabe a foliculite são pelos inflamados. E mesmo que em pequena quantidade, dentro do nosso umbigo possui pelos. Os restos de células mortas e fungos, naturais do corpo humano, mais a umidade, podem causar a inflamação desse folículo piloso. Os sinais são vermelhidão e dor no local.

Diabetes

Pessoas que têm diabetes são mais propensas a contrair infecções fúngicas, pois os fungos são germes que se alimentam do açúcar. Sendo assim, locais mais úmidos e fechados como umbigo, axilas, virilhas, basicamente onde tem dobrinhas no corpo, são regiões que devem receber mais atenção, sendo limpas e secas diariamente.

Má Higiene

Related Posts
1 De 5

Essa é uma das causas mais comuns. A má higiene no umbigo pode causar inflamações ou infecções, por isso preste atenção em caso de vermelhidão e dor no local. É muito importante que na hora do banho a região do umbigo seja lavada com sabão neutro, em água corrente.

Piercing Inflamado

Para quem acabou de colocar um piercing no umbigo, é fundamental os cuidados e higiene para uma melhor cicatrização. A limpeza deve ser feita diariamente, e o uso de pomada cicatrizante (como a Bepantol) é muito importante. 

Pelo menos 1x na semana, tire o piercing para uma limpeza com mais precisão, e aproveite para limpar a jóia também, deixando-a um tempo imersa em álcool 70%, para evitar a proliferação das bactérias. 

Caso você sinta sinais de inflamação, vermelhidão, dor, procure um médico para ele te indicar o melhor tratamento com anti-inflamatório e pomada antibiótica, como a Nebacetim por exemplo.

Infecção

O mau cheiro em caso de infecções, podem ser por infecções bacterianas que é quando uma inflamação é mal cuidada, acaba gerando a proliferação de bactérias. E nessa situação você pode perceber nos sintomas secreção amarelada, dor, vermelhidão, mau cheiro, em alguns casos febre.

Também podem ser por infecções fúngicas, que é quando se tem o grande crescimento de fungos, normalmente nos locais mais úmidos, que é onde eles gostam de proliferar. Costuma ter secreção branca, com mau cheiro e grumos. Por isso é tão importante limpar nosso umbigo diariamente, e mantê-lo seco. 

Tratamentos contra mau cheiro no umbigo

A princípio deve-se manter uma boa higienização. Toda vez que for tomar banho, lembrar de lavar com sabonete neutro, enxaguar bem, e secar após o banho. Em alguns casos, os cuidados devem ser maiores, quando se tem diabetes, por exemplo, é importante que procure um endocrinologista, para saber como está o nível de açúcar no sangue, e se está controlado. 

Em tratamento de infecções fúngicas, é normalmente indicado um creme antifúngico, já em infecções bacterianas, é mais indicado pomadas antibióticas.

Os cuidados com nosso corpo nunca são demais, devemos sempre estar em alerta e prestar atenção aos sinais. Qualquer sintoma, desconforto, deve ser avaliado, e se for o caso, procure atendimento médico.

Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy