Conheça o exame de Bioimpedância e o protocolo que antecede
Quem deseja realizar uma avaliação com nutricionistas ou deseja ingressar em uma academia, deve também entender do que se trata o exame de Bioimpedância e seu protocolo. Antes que seja desenvolvida uma dieta ou plano alimentar para cada pessoa, é necessário avaliar toda a estrutura corporal do paciente.
Não se pode considerar somente um único aspecto corporal como o principal a ser avaliado. Nosso corpo é plural, e consequentemente, precisa de exames que possam garantir o maior número de informações possíveis sobre o estado que esse corpo se encontra e saúde de uma pessoa.
O que é o exame de Bioimpedância?
O exame de Bioimpedância foi utilizado pela necessidade de obter resultados sobre a estrutura corporal de uma pessoa que fosse além do nível de gordura atingido pelo Índice de Massa Corporal (IMC).
Dessa forma, o exame de Bioimpedância consegue avaliar toda a estrutura corporal de uma pessoa. Esse exame fornece diversos dados, como a quantidade de massa magra, gordura e o percentual de água que estão presentes no corpo do paciente.
A partir dessa avaliação, é possível que o nutricionista ou instrutor físico tenha a certeza do que precisa ser adequado à criação do plano alimentar mais ideal.
Quando é indicado o exame?
Este exame é indicado para quem deseja constatar o que precisa ser melhorado ou mudado em seu plano alimentar e/ou treino de exercícios físicos. Alimentação e exercícios físicos são ações interligadas, por isso, ao cuidar de um também deve-se cuidar do outro.
O exame também é indicado para quem terá uma alimentação saudável e deseja realizar acompanhamento nutricional. É recomendável que o nutricionista realize o exame em seus pacientes antes de desenvolver um novo plano alimentar.
Como funciona o protocolo do exame de Bioimpedância?
Já sobre o protocolo de Bioimpedância, são necessários alguns preparos básicos para que o exame possa ser realizado com sucesso.
Dentre as indicações para o protocolo de Bioimpedância, recomenda-se antes do exame:
- Jejum de alimentos e bebidas 4 horas antes da realização do exame;
- Proibido consumir bebidas alcoólicas pelo menos um dia antes do exame;
- Não realizar exercícios físicos excessivos ou fazer sauna;
- Evitar consumir excessivamente chocolates, cafés ou qualquer alimento que contenha muita cafeína em sua composição;
- Não estar febril ou estar no período menstrual;
- Recomenda-se ingerir dois copos de água, cerca de 500 mL cada, duas horas antes;
- Procure urinar pelo menos trinta minutos antes da avaliação, para realizá-lo de “bexiga vazia”.
Já durante a realização do exame, o paciente deve procurar:
- Permanecer deitado de face para cima e em repouso durante toda a avaliação;
- Anéis, pulseiras, colares, relógios e demais objetos que sejam metálicos devem ser retirados se estiverem próximos ou paralelo ao local onde serão colocados os eletrodos;
- Durante a mensuração, o paciente deve manter seus braços e pernas com eletrodos afastados cerca de 15 cm;
- Manter-se imóvel durante o teste.
Como é realizado o exame de Bioimpedância?
O exame de Bioimpedância é realizado a partir da condução de uma corrente elétrica por toda estrutura corporal da pessoa. Essa corrente é de baixa intensidade e percorre por cada tecido corporal do organismo, abrangendo a resistência desses tecidos pelo corpo todo.
É a partir dessa resistência que é possível identificar com facilidade a massa magra ou massa gorda presente em um corpo. Se a resistência for muito alta, trata-se de uma massa gorda. Enquanto uma massa magra quase não apresenta resistência frente a corrente elétrica do exame.
Para quem não é indicado o exame de Bioimpedância?
Apesar de ser um exame rápido e indolor, o exame de Bioimpedância não é recomendado para pessoas que possuem marcapasso, gestantes ou possuem suspeita de gravidez, e de pessoas que tenham placas metálicas em ambos os lados do corpo.
Assim, realizado todo o protocolo de Bioimpedância e obtidos os resultados do exame, é possível obter um resultado muito mais próximo do que está presente na estrutura corporal do paciente. Esse exame é fundamental para revelar qual plano alimentar deve ser seguido ou qual rotina de exercícios físicos deve ser desenvolvida para cada pessoa.