Licença médica servidor público depressão: o que é?

1

A Licença médica servidor público tratar doenças mentais, como a depressão, existe e qualquer funcionário que está com problema pode apresentar. No entanto, algumas regras precisam seguir para obter o documento e realizar o tratamento da melhor forma possível. 

As causas podem ser estresse, aumento da demanda de trabalho, hereditário (existe uma corrente que acredita que pode ser passada geneticamente) e entre outros fatores.  No entanto, além da licença, toda a doença precisa de diagnóstico para poder pedir o documento. 

 A depressão afeta o trabalho do servidor público?

A depressão é uma doença que está cada vez cresce mais a procura de tratamento por conta de diversos fatores. Desde os problemas familiares até as péssimas condições de trabalho. E, no serviço público, não é diferente, visto que profissionais da saúde e da segurança pública estavam estressados e trabalha no limite a mais. 

Quando pensamos em depressão rapidamente vem o pensamento de tristeza absoluta. Mas, os verdadeiros sintomas são: ansiedade, falta vontade de fazer, irritabilidade, angústia, apatia e sintomas. 

Sem contar que ficar deprimido é o resultado de altas demandas, por conta da redução de concursos públicos a serem feitos. Por isso, muitos deles estão suscetíveis ao erro e sem querer ir ao processo administrativo, onde podem chegar a demissão. 

É importante, antes de chegar a este ponto, que o servidor tenha direito a licença-médica por depressão.  Se sentir que faz alguma atividade sem alguma motivação, hora de rever a sua saúde. 

O servidor público tem direito à Licença médica servidor público?

Todos os funcionários, estando no estágio probatório ou não, podem adquirir a licença médica por depressão. Porém, o valor da licença depende do tempo de contribuição. 

A licença mudou com a Reforma da Previdência. Lá, alterou o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O documento agora obriga apenas o pagamento apenas para pensionistas e aposentados. Como assim?

Related Posts
1 De 38
o servidor publico tem direito a licenca medica por depressao
Fonte/Reprodução: original.

O pagamento da licença só acontece apenas na entidade que o funcionário é concursado, podendo ser União, Estado ou Município. Para a licença acontecer, o trabalhador precisa ir às Relações Humanas (RH) do seu órgão para dar entrada a documentação. 

Qual o tratamento para a depressão?

O tratamento adequado para depressão é a realização de sessão de terapia, com acompanhamento de um psicólogo. Além disso, alguns casos precisam do apoio do psiquiatra, que receitará os melhores remédios dependendo do caso. 

Os especialistas também recomendam a realização de exercícios físicos e atividades prazerosas. Essas podem ser filmes, fazer um artesanato ou participar de grupos sociais. 

Também recomenda-se fazer terapia em grupo com outras pessoas que pediram licença médica do servidor público que também apresenta a doença da depressão. 

Existe alguma forma de prevenir a depressão?

A depressão não tem cura, mas o tratamento é necessário para não entrar em crise. Ainda mais algumas práticas diárias que podem ajudar a manter a saúde mental melhor, como atividades físicas, elaboração de atividades laborais e também a importância da terapia. 

Os membros de RH do órgão precisam criar atividades para manter a equipe unida e organizar as demandas para que ninguém fique doente, assim faz com que outros servidores fiquem com mais estresse. 

Agora que você sabe como pedir a licença médica para servidor público para tratamento de depressão, compartilhe este texto para saber mais um pouco do processo para realização do documento. 

Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy