Dormir muito engorda?
Você provavelmente já deve ter tido essa dúvida que se dormir muito pode prejudicar, engordar ou promover doenças. Vamos alertar sobre as diferenças de uma noite mal dormida ou um sono de qualidade. Dormir muito pode engordar? E dormir pouco? Continue acompanhando para entender as diferenças.
Entre homens e mulheres que dormem menos de seis horas seria mais propenso a apresentar sintomas de maior demora metabólica e até circunferência maior na área da cintura.
Após analisarem os dados, alguns cientistas viram que homens e mulheres que dormem menos de seis horas ficaram mais propensos a atingir síndrome metabólica.
Além disso, também pode aumentar o volume de açúcar no sangue e os níveis de triglicerídeos. Também baixou o nível de colesterol considerado bom, em mulheres.
Quem dorme mal engorda?
O sono influencia diretamente no nosso humor e na energia que precisamos para lidar com as rotinas do nosso dia a dia. O nosso corpo é treinado para responder de acordo com a constância das atitudes, assim o sono sempre obedecerá aos ritmos biológicos que permeiam nosso corpo.
Também depende da nossa temperatura corporal, estar saciado, ou seja, para não sentir o desejo de levantar. O sono obedece aos ritmos biológicos do nosso corpo. Isso significa que ele é influenciado pela luz, pela nossa temperatura corporal e outros fatores. Tudo isso é organizado por um ciclo biológico, também chamado “ritmo circadiano”. Se o ciclo for interrompido isso irá impactar e influenciar diretamente no funcionamento do organismo.
Sobre dormir no período contrário ao noturno, você não vai se sentir tão descansado quanto se tivesse dormido a noite, isso porque mesmo que estivermos dormindo conseguiremos captar claridade através da retina. Isso manterá o corpo em estado de alerta e você não alcançará o sono.
Dormir muito engorda ou não?
Se você ainda tem dúvidas se dormir muito pode ou não engordar, quero te informar que essa informação é mais um dos famosos “mitos”.
Na prática acontece da seguinte forma: durante o sono o organismo produzirá leptina, que contribui diretamente no processo da perda de peso. A leptina é conhecida por aumentar a nossa sensação de saciedade, mas não significa que só isso vai te fazer perder peso. Esse momento de descanso é essencial, mas gasta menos calorias que todas as atividades físicas que poderiam ser feitas, então tome cuidado. Já se dormirmos pouquinho a tendência é aumentar o hormônio da fome, que é cientificamente chamado grelina.
Quem dorme pouco emagrece?
Na verdade, dormir um curto período pode favorecer o nosso ganho de peso. O sono de má qualidade interfere no apetite e no gasto energético usado durante o dia e acabou sendo utilizado durante a noite, desregulando o organismo. Fora as chances de serem pessoas ativas, que diminuem drasticamente pois a pessoa não tem gasto energético algum.
Por fim alertamos que dormir pouco durante o período da noite poderá aumentar o ganho de peso, que consequentemente irá aumentar os riscos de obesidade e sedentarismo.
Quantas calorias se perde dormindo 8 horas?
Todo mundo já disse pelo ao menos uma vez da necessidade de se dormir no mínimo 8 horas por noite, mas isso não pode ser tomado como única verdade pois várias rotinas não permitem esse privilégio na cama, o tempo de sono necessário pode variar de pessoa para pessoa.
Algumas pessoas podem precisar de mais de 8 horas por dia, já outras podem se satisfazer com apenas 6.
Uma pesquisa feita pela instituição de ensino Harvard, publicou no ano de 2018 uma pesquisa que estimou a quantidade de calorias gastas em 30 minutos, em diferentes ambientes e propostas. Avaliando 3 pesos corporais foi visto que uma pessoa que pesa 70kg poderá gastar em média 44 calorias por hora de sono. Se essa pessoa dormir 8 horas terá gasto aproximadamente 355 calorias.
Enfim, se você dormir mal, a possibilidade de passar o dia todo estressado e sem paciência é bem mais alto que o que acontece no cotidiano normal. Mesmo se o dia tiver sido problemático e cansativo, o melhor a se fazer é realmente fechar os olhos e dormir. Deixa para resolver as pendências no outro dia. Se tiver tendo insônias constantes ou dificuldade para dormir ou se manter no sono, procure um médico.